25 Março 2021

Coimbra comparticipa custo social dos transportes com mais 2,8M€

Coimbra comparticipa custo social dos transportes com mais 2,8M€

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, uma nova comparticipação financeira no custo social dos transportes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), no valor de 1.114.152,66€. O pedido de transferência justifica-se pela necessidade dos SMTUC terem fundos disponíveis de março a agosto do corrente ano, de forma a cumprirem os seus compromissos e não comprometerem o normal funcionamento dos serviços. Recorde-se que a CM Coimbra investe mais de 9M€ por ano nos SMTUC.

Com esta nova comparticipação financeira no custo social dos transportes dos SMTUC, no valor de 1.114.152,66€ (referentes a dois duodécimos do valor de 2021), e a transferência de 1.730.129,50€ que decorreu em dezembro passado, a CM Coimbra já comparticipou os serviços municipalizados de transportes públicos com 2.844.282,16€ para o ano de 2021. Os pedidos de transferência justificam-se pela necessidade dos SMTUC terem fundos disponíveis no primeiro semestre deste ano, de forma a cumprirem os seus compromissos e não comprometerem o normal funcionamento dos serviços.

 

Recorde-se que a CM Coimbra transfere cerca de 9M€ por ano para os SMTUC, enquanto em Lisboa e no Porto as empresas de transportes públicos dispõem de subsídios do Estado. Um assunto que tem levado o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, a criticar o tratamento desigual entre os transportes públicos urbanos das áreas metropolitanas e os municipalizados, existentes em cidades como Coimbra e outras, que não recebem qualquer comparticipação. Ainda assim, Manuel Machado considera que manter uma rede de transportes públicos “é dispendioso”, mas “vale a pena”.

 

Nesse sentido, a CM Coimbra continua a expandir estrategicamente o serviço público de transportes para várias localidades do concelho, à medida que vai reforçando o serviço com a contratação de mais motoristas e a aquisição de mais autocarros.

 

Depois de, em dezembro de 2019, os SMTUC terem chegado à zona sul, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, o objetivo passa por chegarem agora à zona norte, já a partir de abril, passando a servir as freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão, e reforçando o serviço nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

 

O presidente da CM Coimbra já assumiu ainda que esse alargamento da rede de serviço de transportes públicos é para continuar e que, em breve, os SMTUC chegarão também às freguesias da margem direita do Mondego, como Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa, até ao limite do concelho.

 

Uma estratégia que é suportada, também, pela contratação de mais motoristas e a aquisição de mais autocarros. Com os novos 21 motoristas que entraram nos quadros dos SMTUC em janeiro de 2021, a CM Coimbra já admitiu 64 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros nos últimos quatro anos. No mesmo sentido, a autarquia reforçou a frota com 79 viaturas nos últimos sete anos: 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e 2 híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12M€. Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., que venceu o concurso público internacional, por 2,4M€, pois o objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

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