22 Março 2021

Manuel Machado feliz por mais famílias poderem aceder às tarifas sociais de transportes

Manuel Machado feliz por mais famílias poderem aceder às tarifas sociais de transportes

“Deixa-nos felizes saber que muitas famílias de Coimbra vão poder agora passar a aceder às tarifas sociais praticadas pela Câmara, o que significa menos despesa em transportes e maior poupança”, salientou o presidente da Câmara, Manuel Machado, hoje, na apresentação dos seis novos autocarros dos SMTUC que vão servir a zona norte do concelho.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou hoje seis novos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC), que vão servir mais 20 mil pessoas da zona norte do concelho a partir de abril, com a criação de cinco novas linhas.

 

O autarca Manuel Machado mostrou-se feliz por “saber que muitas famílias de Coimbra vão poder agora passar a aceder às tarifas sociais praticadas pela Câmara, o que significa menos despesa em transportes e maior poupança”.

 

Isto porque, a partir de abril, o serviço público de transportes vai ser estendido às freguesias de Souselas e Botão, onde decorreu a apresentação, e Brasfemes, e reforçado nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

 

Salientando que se trata de um desejo antigo daquelas freguesias e da própria Câmara, o presidente da autarquia, Manuel Machado, disse que só agora foi possível “devido à valorização que estrategicamente fizemos nos SMTUC nos últimos sete anos”.

 

“Para alargarmos a rede de oferta precisámos de contratar mais motoristas, com a entrada de mais de 60 trabalhadores para conduzir os autocarros e também para as oficinas, e de comprar mais autocarros, com a aquisição de cerca de 80 veículos”, sublinhou.

 

O presidente da CM Coimbra frisou que a estratégia “que permitiu alargar a oferta primeiro à zona sul, agora à zona norte e, em breve, para as freguesias da margem direita até ao limite do concelho, é suportada pelos cofres municipais”.

 

Segundo Manuel Machado, “é de inteira justiça que os SMTUC, com todo o esforço que temos feito, continuem a chegar a mais localidades do concelho, mesmo que isso demore mais do que aquilo que todos queríamos”. O presidente da Câmara de Coimbra salientou ainda que este alargamento não deixa totalmente satisfeito o executivo municipal, que pretende “continuar a chegar a mais locais, com mais horários, com melhor qualidade e com autocarros mais amigos do ambiente”.

 

Nos últimos sete anos, a Câmara de Coimbra reforçou a frota dos SMTUC com 79 viaturas, entre elas 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e dois híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros, e está em curso a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’ por 2,4 milhões de euros. Os SMTUC são suportados pelos cofres do município de Coimbra, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.

 

Na cerimónia estiveram ainda presentes os vereadores Carlos Cidade, Regina Bento, Carina Gomes, Tiago Martins e Francisco Queirós, o presidente da Junta de Freguesia de Brasfemes, João Paulo Marques, e os membros do executivo da Junta de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades, Andreia Vilas, e da Junta de Freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela, Cátia Carvalho.

 

CM Coimbra / LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×