6 Março 2021

Parque canino já em construção na Av. Elísio de Moura

Parque canino já em construção na Av. Elísio de Moura

A construção de um parque canino na avenida Elísio de Moura já está em curso. Uma área de 1200m2 onde os cães se podem exercitar e socializar, que resulta da vontade dos cidadãos, expressa na votação da 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra. Esta empreitada da Câmara Municipal representa um investimento de 120.000 euros e inclui melhoramentos do espaço público contíguo ao parque para usufruto de todos.

“O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino” foi o grande vencedor do Coimbra Participa 2019, com 1000 votos, prevendo um investimento de 50.000 euros. Uma proposta da autoria de Catarina Lopes Serra, que visa a construção de um espaço próprio para cães, onde estes se possam exercitar e socializar, na freguesia de Santo António dos Olivais.

 

O projeto já está em construção num local até aqui ermo, entre a avenida Elísio de Moura e a rua Monsenhor Alves Brás. A empreitada em curso representa um investimento que ascende aos 120.00 euros, pois a autarquia decidiu ir além do proposto e assumiu a requalificação do espaço público envolvente, através da criação de alguns caminhos pedonais para utilização deste novo local por um público mais alargado, área de passeio e lazer e instalação de iluminação pública.

 

O parque canino terá uma área total de 1200m2, dividida num espaço de 800m2 para cães de grande porte e outro de 400m2 para cães de pequeno porte. O espaço será totalmente vedado por uma vedação metálica com 1,50m de altura, e nas frentes em que confina com o caminho pedonal será afastado em cerca de 3m, interpondo-se entre o caminho e o parque canino uma faixa verde plantada com sebes arbustivas e árvores de sombreamento. Esta sebe permite maior separação visual exterior/interior, evitando potenciais conflitos.

 

Os dois espaços de recreio canino serão sombreados por árvores, as quais serão protegidas por uma vedação em madeira de 3x3m, assegurando desta forma o seu pleno desenvolvimento sem agressões provocadas por elevada concentração de urinas, distúrbios do sistema radicular por escavação ou pisoteio. Complementarmente, prevê-se a colocação de um elemento de sombreamento do tipo pérgula em madeira e alguns bancos em betão para usufruto dos donos dos cães. O parque será equipado com vários elementos, tais como bebedouros para cães, dispensadores de sacos, recipientes para dejetos e placa informativa. Serão ainda colocados equipamentos para cães grandes, como barreira de saltos, com três alturas distintas, prancha, sobe e desce e gincana com nove postes; e para cães pequenos, aro para saltos, túnel canino 2000 madeira, prancha e sobe e desce.

 

Serão também colocados bancos no exterior do parque, assim como um bebedouro, de modo a que este local possa ser usufruído pela restante população. Prevê-se ainda a colocação de rega gota-a-gota nas árvores e nos arbustos a plantar, de rega por aspersão na zona semeada, e, ainda, a colocação de uma boca de rega que possa ser usada para higienização. Está igualmente contemplada uma drenagem da caixa de areão.

 

Recorde-se que a segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra contou com 93 propostas candidatas, das quais 46 viram os seus projetos submetidos a votação. Foram registados 6491 votos, que elegeram os quatro projetos vencedores, que representam um investimento municipal de 490 mil euros nestas ideias que visam contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de todos os que habitam ou visitam o concelho de Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×