A vereadora da Cultura, Carina Gomes, salientou que este regresso das atividades culturais foi planeado “cuidadosamente e em segurança”. A autarca elogiou a obra em apresentação. “Esta obra, para além da qualidade estética, reflete, também, a qualidade da oferta cultural que tivemos nos últimos cinco anos no Convento São Francisco”, disse.
Desde que o Convento São Francisco reabriu as suas portas à cidade, a 8 de abril de 2016, João Duarte tem fotografado, intensamente, os espetáculos de música, de dança, de teatro e de tantas outras áreas artísticas, apresentados no âmbito da programação cultural deste equipamento municipal.
O catálogo agora apresentado resulta de uma seleção fotográfica e que, segundo o autor, “permite construir uma memória sobre os primeiros anos de atividade do Convento assim como compreender a identidade da sua programação”. Este trabalho mostra, também, alguns espaços e momentos aos quais o público não tem acesso e que tornam possível toda a atividade cultural e que o ator classifica como “uma aventura única”.