16 Abril 2021

Linha nº 14 dos SMTUC prolongada para reforçar oferta na Espadaneira, Parreiras, Pé de Cão, Corujeira e Casais do Campo

Linha nº 14 dos SMTUC prolongada para reforçar oferta na Espadaneira, Parreiras, Pé de Cão, Corujeira e Casais do Campo

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) continuam a melhorar e a reforçar o serviço público de transportes, alargando a oferta pelo território do concelho. Nesse sentido, o executivo municipal aprovou, na sua reunião de ontem, uma proposta para estender o percurso da Linha n.º 14 (Portagem – São Martinho do Bispo/via Estação Velha), em todas as viagens, desde a rotunda do Liberato, na localidade de Parreiras, até à rotunda da “Estrada Antiga”, isto é até ao limite com a localidade da Espadaneira. Uma forma de otimizar o serviço efetuado na União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, respondendo, assim, às necessidades apresentadas pelos cidadãos de Parreiras, Espadaneira, Pé de Cão, Corujeira e Casais do Campo.

A Linha n.º 14 dos SMTUC, que atualmente assume o traçado entre a rotunda das Parreiras e a rotunda da “Estrada Antiga” em apenas alguns horários ao longo do dia, vai passar a realizar esse traçado em todas as suas viagens. A alteração proposta vai permitir que a população da localidade da Espadaneira tenha um reforço considerável de oferta, possibilitando o acesso regular a toda a zona de São Martinho do Bispo onde se situam os diversos estabelecimentos de ensino.

 

O pedido foi efetuado pela União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e visa dar resposta às necessidades apresentadas pelos cidadãos de Parreiras, Espadaneira, Pé de Cão, Corujeira e Casais do Campo. Assim, a Linha nº 14 vai prolongar-se em cerca de 510 metros, desde a rotunda do Liberato até à rotunda da “Estrada Antiga” em todas as suas viagens, tanto aos dias úteis como aos fins-de-semana, em período escolar ou em férias escolares, de forma a uniformizar a linha.

 

Recorde-se que a CM Coimbra tem vindo a expandir estrategicamente o serviço público de transportes para várias localidades do concelho, à medida que vai reforçando o serviço com a contratação de mais motoristas e a aquisição de mais autocarros. Depois de, em dezembro de 2019, os SMTUC terem chegado à zona sul do concelho, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, os transportes públicos municipais chegaram, a partir do passado dia 1 de abril, às freguesias da zona norte, designadamente Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela, beneficiando mais de 20 mil habitantes.

 

Importa ainda referir que, em breve, está previsto chegarem também às freguesias da margem direita do Mondego, como Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa, até ao limite do concelho.

 

É ainda de realçar que, com os novos 21 motoristas que entraram nos quadros dos SMTUC em janeiro deste ano, a CM Coimbra admitiu 64 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros nos últimos quatro anos. No mesmo sentido, a autarquia reforçou a frota com 79 viaturas nos últimos sete anos: 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e 2 híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros. Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., que venceu o concurso público internacional, por 2,4 milhões de euros, pois o objetivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

 

Recorde-se ainda que os custos com os SMTUC são suportados pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.

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