11 Abril 2021

Reabilitada Pista Municipal de Atletismo de Coimbra inaugurada e certificada

Reabilitada Pista Municipal de Atletismo de Coimbra inaugurada e certificada

A reabilitada Pista Municipal de Atletismo de Coimbra, instalada no Estádio Municipal “Cidade de Coimbra”, já está certificada para acolher competições oficiais e foi ontem inaugurada. A Câmara de Coimbra investiu cerca de 530.000 euros na requalificação desta infraestrutura desportiva, que passa a dispor “de condições de excelência e com tecnologia pioneira em Portugal”, salientou o presidente Manuel Machado, ladeado pelo vereador do Desporto, Carlos Cidade.
Agradecendo aos clubes, seus profissionais, voluntários, dirigentes, treinadores, seccionistas, pais e atletas, que elevam a cidade como uma referência no desporto, o autarca elogiou o trabalho “excecional” realizado na última década e divulgou que Coimbra passou de “três para oito clubes de atletismo” e de “80 para cerca de meio milhar de atletas filiados”, o que representa praticamente metade dos praticantes em todo o distrito. Manuel Machado apelou a que o trabalho destes clubes continue porque “a pandemia não pode deitar tudo a perder”.

Está concluída a empreitada de reabilitação da Pista Municipal de Atletismo de Coimbra que foi ontem inaugurada, numa cerimónia em que estiveram presentes o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, os vereadores Carlos Cidade e Tiago Martins, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, David Soares, entre outras personalidades e atletas e históricos atletas olímpicos, como Carlos Lopes e Fernanda Ribeiro.

 

Manuel Machado começou por dizer que o objetivo é que Coimbra seja “dotada das melhores condições e infraestruturas para a prática desportiva”, razão pela qual se avançou com um investimento de cerca de 530 mil euros para reabilitar a pista de atletismo que apresentava um elevado estado de degradação, com anomalias ao nível do revestimento e da drenagem.

 

O presidente da Câmara salientou que a pista já está certificada para acolher competições oficiais, mas que este investimento é também para os clubes de Coimbra que na última década realizaram um trabalho “excecional”. “Coimbra passou de três para oito clubes de atletismo e passou de 80 para cerca de meio milhar de atletas filiados”, divulgou, apelando a que o trabalho continue e que a “pandemia não pode deitar tudo a perder”.

 

Assista à intervenção completa de Manuel Machado:

 

Na cerimónia tomaram ainda da palavra o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e os presidentes da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, Jorge Vieira e David Soares, respetivamente. Assista às intervenções:

 

 

 

Esta empreitada visou recuperar a pista de atletismo de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), de forma a que passasse a estar capacitada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais, bem como para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento. A intervenção começou pelo levantamento integral do revestimento sintético, correção de todas as depressões existentes no pavimento e passou depois para as marcações e pinturas da pista e a reformulação do acesso à pista interior de aquecimento, que passa a ser por meio de rampa.

 

A pista já está certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento. A pista dispõe da tecnologia “rekortan smartrack”, pioneira em Portugal, que foi doada pela empresa Polytan e que vai permitir a medição das performances dos atletas através de sensores ou via smartphones. Uma tecnologia que representa uma mais valia para apoio ao treino, tornando a pista de atletismo numa referência para estágio e competições.

 

A pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra é constituída por dois balneários (feminino e masculino), uma sala de foto-finish, dois arrumos para equipamento de atletismo, oito pistas com 400 metros de comprimento, duas pistas para salto em comprimento e salto triplo, uma pista coberta com 46,23 metros de comprimento, uma zona para salto em altura, duas zonas para salto à vara, uma zona de lançamento de martelo e disco e dois corredores para lançamento do dardo. A pista de atletismo está em funcionamento todo o ano e pode ser utilizada em regime livre, para atividades promovidas ou apoiadas pela autarquia ou para cedência a entidades. Todos os utilizadores têm de ter um cartão de utente para aceder à pista, seja ele regular ou pontual, conforme está explícito no regulamento, que define outras normas de utilização e acesso ao equipamento municipal.

 

A prova que estreou o novo equipamento foi o Meeting Cidade de Coimbra – Mário Rui Ferreira e de seguida realizaram-se os Campeonatos de Portugal de 10.000 metros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×