28 Abril 2021

Utentes estão mais satisfeitos com os serviços prestados pelos SMTUC

Utentes estão mais satisfeitos com os serviços prestados pelos SMTUC

Os utentes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) estão mais satisfeitos com o serviço prestado. Esta é a conclusão do inquérito realizado aos utentes no ano passado, no âmbito do sistema de gestão de qualidade implementado nos SMTUC. Estes inquéritos realizam-se de dois em dois anos e, em 2020, é evidente que o índice de satisfação dos utentes melhorou praticamente em todos os itens avaliados relativamente ao ano de 2018.

Os utilizadores das linhas regulares, do transporte especial e dos parques de estacionamento dos SMTUC estão, na generalidade, mais satisfeitos com o serviço prestado durante os dois últimos anos. O índice de satisfação dos utentes melhorou em praticamente todas as vertentes. Os utilizadores das linhas regulares avaliaram o serviço de acordo com cinco critérios: informação disponível, qualidade do serviço, contribuição para a sociedade, imagem da empresa e comunicação com os serviços administrativos. No geral, 90,3% dos inquiridos afirmou estar satisfeito ou muito satisfeito com os serviços prestados, enquanto apenas 9,7% dos inquiridos assumiram estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos. O grau de satisfação médio é de 76,16%, um valor bem superior ao registado em 2018, de 62,8%. 

 

Mais particularmente, no que diz respeito à informação disponível, 91,4% dos inquiridos revelou estar satisfeito ou muito satisfeito, enquanto apenas 8,6% afirmou estar insatisfeito ou muito insatisfeito. Já quanto à qualidade do serviço, 91,2% dos inquiridos revelou estar satisfeito ou muito satisfeito, sendo que apenas 8,8% disse estar insatisfeito ou muito insatisfeito. Relativamente à contribuição para a sociedade, 89,2% referiu estar satisfeito ou muito satisfeito e 10,8% afirmou estar insatisfeito ou muito insatisfeito. Quanto à imagem da empresa, 86,6% mostrou-se satisfeito ou muito satisfeito e 13,4% insatisfeito ou muito insatisfeito e, por fim, no que diz respeito à comunicação com os serviços administrativos, 93,1% disse estar satisfeito ou muito satisfeito e 6,9% insatisfeito ou muito insatisfeito.  

 

Já no que concerne a requisitos mais específicos, nomeadamente ao facto do serviço de transporte satisfazer todas as necessidades dos inquiridos, 63,3% afirmou que sim, que satisfaz todas, apontando a rapidez da viagem (39,6%) como o principal motivo que o levaria a utilizar mais vezes o transporte público. 

 

Os mesmos cinco critérios (informação disponível, qualidade do serviço, contribuição para a sociedade, imagem da empresa e comunicação com os serviços administrativos) foram também avaliados pelos utentes dos transportes especiais. O grau de satisfação médio registado foi, neste caso, 77,6%, um valor ligeiramente superior ao registado em 2018, de 76,1%. A maioria dos inquiridos considerou, ainda, que este serviço de transporte satisfaz quase todas as suas necessidades (63,6%), sendo que 36,4% considerou que satisfaz todas as necessidades. Um horário mais adequado (41,7%) foi apontado como o principal motivo que o levaria a utilizar mais vezes esse transporte público. 

 

Já no que diz respeito à utilização dos parques de estacionamento, foram avaliados quatro critérios: informação disponível, atendimento, qualidade do serviço e localização do parque. Os utentes inquiridos classificaram o serviço, na sua globalidade e contabilizando os parques alvo de inquérito (parques do Mercado D. Pedro V, Parque Verde do Mondego, Praça das Cortes e Casa do Sal), com 3,26 pontos numa escala de 0 a 5, aumentando ligeiramente a avaliação dada em 2018, de 3,11 pontos. A disponibilidade de lugares para pessoas com mobilidade reduzida foi um dos fatores apontados para melhorar este serviço prestado pelos SMTUC, que vão continuar a trabalhar para melhor estes índices e o serviço prestado aos cidadãos. 

 

 

Recorde-se que os SMTUC são um serviço municipalizado da Câmara Municipal de Coimbra, suportado pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros. 

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