A CM Coimbra está a construir uma nova via de acesso à Cidreira, na União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, acabando, assim, com o atual acesso estreito e sinuoso à povoação, onde não chegam veículos pesados. A obra foi visitada, esta manhã, pelo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e pelo presidente da UF de Antuzede e Vil de Matos, Diamantino Jorge.
Esta empreitada representa um investimento de 345.000 euros e está praticamente concluída. O projeto incluiu terraplenagens, drenagem de águas pluviais e coletor de águas residuais, passeios, muros, obras acessórias, sinalização e iluminação pública, faltando agora a pavimentação.
O objetivo é criar um novo acesso à povoação da Cidreira, com este arruamento que terá 211 metros de extensão, sobrepondo-se parcialmente ao antigo traçado da EN 111, abandonado após a execução da rotunda da Cidreira. Uma obra que após concluída melhorará significativamente o acesso à população e aos equipamentos existentes, como a antiga escola primária, o Pavilhão Polidesportivo da Cidreira e a Capela.
De seguida, os autarcas visitaram a empreitada em curso de requalificação da Escola do 1º CEB de Antuzede. A obra representa um investimento superior a 635.000 euros e visa melhorar o conforto e a funcionalidade do espaço para o acolhimento dos mais de 50 alunos deste que é o único estabelecimento de educação e ensino desta freguesia.
A intervenção passa, essencialmente, pela manutenção do edifício e a remodelação do telheiro, onde irá nascer um refeitório, que vai permitir que o serviço de almoços deixe de se realizar num monobloco. Este novo espaço vai contemplar uma sala de refeições, uma cozinha, caldeira e arrumo, e o seu acesso poderá ser feito através do telheiro coberto. Este telheiro funcionará também como recreio das crianças e espaço para a prática de educação física.
A empreitada prevê ainda a formalização do campo de futebol em pavimento de betão drenante, já que o pavimento atual, de saibro, é inadequado para a prática deste tipo de atividades físicas. As instalações sanitárias também vão ser remodeladas e o projeto inclui, ainda, a introdução de uma rampa na entrada do edifício e no acesso do recreio ao recinto exterior.
O projeto de construção desta escola é do Plano dos Centenários, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, nas décadas 40, 50 e 60 do século XX, tendo o edifício quatro salas e duas entradas independentes, que correspondiam no passado às entradas de meninos e meninas. A escola está implantada num aglomerado predominantemente residencial e junto ao campo de futebol de uma associação desportiva local.
Atualmente, e durante a execução da obra de requalificação da escola, as atividades letivas estão a funcionar nas instalações da Associação Desportiva de Antuzede, que foram recentemente requalificadas pela CM Coimbra.
Na visita estiveram ainda presentes os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, bem como técnicos municipais.