3 Maio 2021

Obras da Rua do Futuro avançam e criam “nova centralidade” em Almalaguês

Obras da Rua do Futuro avançam e criam “nova centralidade” em Almalaguês

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, consignou esta manhã a construção da Rua do Futuro, uma “obra de grande importância para a organização do território de Almalaguês”, salientou. A empreitada representa um investimento superior a 220 mil euros, que vai ser executado pela firma Construções Castanheira & Joaquim, Lda., que venceu o concurso público, e vai permitir resolver vários constrangimentos à circulação automóvel, criando novas acessibilidades para o interior da localidade e facilitando o acesso à Casa Mortuária, às instalações do Instituto de Almalaguês, às povoações de Rio de Galinhas e de Monforte e ao nó de acesso à A13. “Estamos a criar uma nova centralidade para Almalaguês”, destacou Manuel Machado.

A Câmara de Coimbra vai concluir a Rua do Futuro (Variante Poente) em Almalaguês, uma importante via de ligação na freguesia. Um investimento de 223.606,69 euros (IVA incluído) que vai permitir resolver alguns constrangimentos à circulação automóvel que se fazem sentir nesta povoação, que tem uma estrutura urbana muito restritiva por ser um aglomerado bastante antigo que se foi consolidando ao longo de arruamentos estreitos.

 

Manuel Machado, ladeado pelo presidente da Junta de Freguesia, António Coelho, pela presidenta da Assembleia de Freguesia, Catarina Santos, pelos vereadores Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, por técnicos municipais e por muitos populares e autarcas, destacou que esta uma obra vai “criar uma nova centralidade para Almalaguês”.

 

O autarca recordou que esta é uma ambição antiga das autarquias e da população, que remonta à década de 80, mas que foi possível agora “chegar a acordo com os proprietários” dos terrenos. Para Manuel Machado, esta “vai ser uma ligação de grande utilidade para todos, os que passeiem a pé, os que se desloquem com o trator, de carro ou de bicicleta”.

 

A concretização da Rua do Futuro vai ajudar ao escoamento do trânsito automóvel do interior da localidade, facilitando o acesso à Casa Mortuária, às instalações do Instituto de Almalaguês, às povoações de Rio de Galinhas e de Monforte e ao nó de acesso à A13. Embora parte do arruamento já esteja concluído, nunca foi possível concretizar a sua ligação à Rua da Estrada Nova, mesmo em frente à sede da Junta de Freguesia, pela dificuldade de aquisição dos terrenos.

 

Esses constrangimentos foram ultrapassados recentemente, os proprietários aceitaram vender as respetivas parcelas, a autarquia adquiriu os terrenos por cerca de 13.000 euros, elaborou um projeto de execução, lançou o concurso público e a obra inicia-se hoje, de forma a concluir o projeto.

 

Manuel Machado disse ainda que ao acelerar as obras públicas a Câmara de Coimbra procura “que as empresas mantenham postos de trabalho” e estimula que “estas contratem mais gente”. “Se puderem considerar esforços para acelerar a execução [da obra], a Câmara corresponderá com a mesma eficácia e prontidão pagando o justo trabalho que seja feito”, garantiu o autarca, desafiando a empresa que venceu o concurso público a ser célere nos trabalhos.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, congratulou-se com o avanço desta obra e pediu compreensão à população durante o decorrer dos trabalhos, que provocam sempre alguns constrangimentos.

 

Este projeto contempla trabalhos de terraplanagem, drenagem pluvial e residual, pavimentação, incluindo a reposição do tapete betuminoso no troço já existente da rua, instalação de iluminação pública, infraestruturas para telecomunicações e execução de muros. Já na Rua da Estrada Nova, em direção à Rua Principal, serão demolidas as valetas e as bermas em betão, bem como as rampas para as entradas nos logradouros e substituídas por valetas espraiadas. Sob as bermas serão colocados coletores associados a sumidouros para permitir a drenagem das águas pluviais. Nesta zona será ainda fresado o pavimento betuminoso e colocada nova camada de desgaste.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×