12 Maio 2021

Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho 2021 com valor pecuniário de 10.000€

Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho 2021 com valor pecuniário de 10.000€

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, tornou público, através do Edital N.º 106/2021, que as candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho decorrem até 31 de maio. O prémio pecuniário a atribuir ao vencedor será de 10.000 euros, tendo sido aprovado na reunião do executivo municipal de 22 de março. Esta iniciativa municipal tem como objetivo premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada em Coimbra.

O Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho destina-se a distinguir “obras, cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do município”, lê-se no regulamento, sendo que podem concorrer ao prémio “arquitetos na qualidade de autores de projetos de arquitetura de obras de construção, de reconstrução, de alteração e de ampliação, bem como de arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público, relativos a obras concluídas até ao ano civil anterior ao da atribuição do prémio”, no caso até 31 de dezembro de 2020.

 

O presidente da CM Coimbra determinou, no Edital N.º 106/2021, que as candidaturas se encontram abertas até ao próximo dia 31 de maio. O vencedor da edição deste ano vai receber um prémio pecuniário de 10.000 euros, tal como aprovado pelo executivo municipal em 22 de março.

 

As condições de candidatura e o Regulamento do Prémio podem ser consultados no sítio da internet do Município de Coimbra (www.cm-coimbra.pt), na área Transparência, Regulamentos e Planos Municipais.

 

Recorde-se que na última edição, em 2019, o Prémio de Municipal de Arquitetura Diogo Castilho foi atribuído ex-áqueo, por decisão unânime do júri, aos arquitetos Alexandre Barreto Saraiva Dias e Maria Amália Henriques Carvalho Magalhães Freitas, pela coautoria do projeto das novas instalações da Plural, Cooperativa Farmacêutica; e aos arquitetos Luísa de Bebiano, Carlos Antunes e Desirée Tomás Pedro, pela coautoria do projeto de reabilitação do edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra. Foi ainda atribuída uma menção ao arquiteto Jorge Manuel Horta e Vale Teixeira Dias, pela reabilitação de habitação unifamiliar na rua dos Combatentes da Grande Guerra nº. 159 a 161, em Coimbra.

 

Já em 2017, o Prémio Municipal de Arquitetura Diogo Castilho foi atribuído ao arquiteto João Mendes Ribeiro, pela reabilitação das estufas tropicais e espaço ciência “in situ” do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, tendo sido atribuída Menção Honrosa aos arquitetos Alexandre Dias e Maria Amália Freitas, pelo trabalho no Colégio Dandélio, Creche e Jardim de Infância da APPACDM.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×