23 Junho 2021

Autocarros 100% elétricos dos SMTUC evitaram 1075 ton de CO2 desde que entraram em funcionamento

Autocarros 100% elétricos dos SMTUC evitaram 1075 ton de CO2 desde que entraram em funcionamento

Os 10 autocarros 100% elétricos que reforçaram a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) em junho de 2019 já evitaram a libertação de cerca de 1075 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 870 mil quilómetros de estrada, e geraram uma economia de cerca de 320 toneladas equivalentes de petróleo. Um investimento superior a 4M€, financiado em cerca de 53% pelos cofres da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o restante pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). A autarquia continua a apostar na mobilidade elétrica, tendo já adquirido mais nove miniautocarros 100% elétricos, que permitiram que a Ecovia entrasse em funcionamento no início deste mês, e está em curso a produção de mais cinco autocarros 100% elétricos já adquiridos.

A CM Coimbra apresentava há dois anos, a 20 de junho de 2019, 10 novos autocarros 100% elétricos para reforçar e renovar a frota dos SMTUC. Passado este tempo, estes veículos já percorreram cerca de 873 mil quilómetros, tendo gerado uma economia de cerca de 322 toneladas equivalentes de petróleo e evitado a libertação de 1075 toneladas de CO2 para a atmosfera.

 

Desdobrando estes números, no primeiro ano, os novos autocarros evitaram a libertação de cerca de 510 toneladas CO2 para a atmosfera e geraram uma economia de cerca de 140 toneladas equivalentes de petróleo, em 440 mil quilómetros percorridos; no segundo ano, evitaram a libertação de cerca de 565 toneladas CO2 para a atmosfera e geraram uma economia de cerca de 182 toneladas equivalentes de petróleo, em 433 mil quilómetros percorridos. A melhoria de desempenho dos veículos elétricos, tendo em conta a diminuição da distância percorrida, pode explicar-se por uma maior experiência adquirida na condução deste tipo de veículos e pelo facto das condições de circulação terem sido mais favoráveis neste segundo ano devido à situação pandémica (menos passageiros, impacto menor no peso das viaturas e menos paragens para entrada e saída de passageiros).

 

A aposta da autarquia na mobilidade elétrica reflete-se numa melhoria assinalável do ponto de vista ambiental. E os dados poderão ser ainda mais relevantes se tivermos em conta, também, os troleicarros, o elevador do Mercado, e o desempenho dos novos nove miniautocarros que a autarquia adquiriu, através de uma candidatura submetida em outubro de 2018, ao PO SEUR (com os respetivos sistemas de carregamento e serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados), que representaram um investimento de 2,8M€ e estão em funcionamento desde o passado dia 1 de junho, ao serviço da nova Ecovia.  

 

A primeira fase da Ecovia entrou, assim, em funcionamento no início do mês, estando já disponíveis os parques de estacionamento do Parque Verde do Mondego, do Vale das Flores e os dois parques da Casa do Sal (parque Jardim e parque Oeste). Para servir estes parques, avançaram três circuitos – a Linha Vermelha (Casa do Sal – HUC); Linha Verde (Parque Verde – Universidade); e Linha Roxa (Vale das Flores – HUC) – cujo objetivo é captar os principais fluxos de entrada na cidade e apresentar uma boa ligação dos parques aos polos geradores de tráfego.

 

Recorde-se, ainda, que nos últimos sete anos, a CM Coimbra reforçou a frota com 79 viaturas: 49 autocarros (10 elétricos), 23 miniautocarros (11 elétricos e 2 híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12M€. E estes números não incluem a aquisição dos cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, cujos veículos se encontram ainda em produção. O objetivo da autarquia é, pois, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

 

A CM Coimbra continua, assim, a reforçar o serviço público de transportes urbanos em várias vertentes, nomeadamente na aquisição de novos veículos, mas também através da expansão da rede e da contratação de motoristas.

 

Depois de, em dezembro de 2019, os SMTUC terem chegado à zona sul do concelho, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, os transportes públicos municipais chegaram, a partir do passado dia 1 de abril, às freguesias da zona norte, designadamente Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela, beneficiando mais de 20 mil habitantes. E está ainda previsto, em breve, chegarem também às freguesias da margem direita do Mondego, como Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e Lamarosa, até ao limite do concelho.

 

Quanto à contratação de motoristas, encontram-se a decorrer concursos para a admissão de 29 novos motoristas e cinco assistentes operacionais para funções oficinais (três mecânicos, um pintor auto e um torneiro mecânico). Quando este processo estiver concluído, a autarquia terá admitido 93 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros desde 2018.

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