1 Junho 2021

Câmara de Coimbra exerce direito de preferência e vai comprar prédio na Ferreira Borges

Câmara de Coimbra exerce direito de preferência e vai comprar prédio na Ferreira Borges

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião extraordinária de ontem, uma proposta para exercer o direito de preferência na transação de um prédio na Rua Ferreira Borges, n.º 12, na baixa da cidade. Um investimento de 1,8M€ que vai implicar a abertura de um procedimento de consulta por convite, com o objetivo de contratar um empréstimo para a aquisição do imóvel. A autarquia pretende adquirir o edifício para a instalação de serviços municipais, tendo em consideração o reforço de recursos humanos devido à descentralização de competências e a necessidade de criação de condições de trabalho compatíveis com a atual situação pandémica. A aquisição permitirá, ainda, a redução de custos com prédios arrendados onde se encontram instalados alguns serviços municipais.

A CM Coimbra vai adquirir o prédio urbano sito na Rua Ferreira Borges, n.º 12 e Praça do Comércio, nº 61, composto por um prédio em propriedade total, sem andares nem divisões suscetíveis de utilização independente, situado na União de Freguesias de Coimbra, pelo valor de 1,8M€. O prédio, que se destina à instalação de serviços municipais, é composto por cave com duas divisões, 1º piso com duas divisões e casa de banho, 2º piso com três divisões e três casas de banho, 3º piso com sala ampla e um gabinete, 4º piso com sala ampla e um gabinete, 5º piso com sala ampla, um gabinete e uma casa de banho, 6º piso com uma sala ampla e um gabinete e 7º piso com duas divisões e dois terraços.

 

A autarquia pode exercer o direito de preferência na aquisição do prédio urbano, por este se encontrar em zona de proteção do Património Mundial Classificado pela UNESCO, da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. O objetivo da autarquia com esta aquisição passa, pois, por melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários e, simultaneamente, reduzir os custos que tem com prédios arrendados onde se encontram instalados alguns serviços municipais. 

 

A aquisição do imóvel vai ser realizada com recurso a empréstimo bancário. Como tal, foi também aprovada, na reunião extraordinária do executivo municipal, a abertura de um procedimento de consulta por convite, tendente à contratação de um empréstimo de médio e longo prazos para a aquisição do imóvel, com convite a seis instituições de crédito, pelo prazo total de 15 anos e com um plano de amortização de 15 anos. As propostas das instituições deverão ser entregues até ao dia 11 de junho.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×