15 Junho 2021

CM Coimbra e APE promovem Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga

CM Coimbra e APE promovem Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, uma proposta de colaboração com a Associação Portuguesa de Escritores (APE) para a organização conjunta do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE/CM Coimbra, fazendo evoluir o Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra, que a autarquia instituiu em 1984. Nesta nova versão, o prémio passa a galardoar uma obra em português, de autoria portuguesa, publicada em livro e em primeira edição no ano anterior, passando a ter uma periodicidade anual. A cerimónia de entrega do galardão vai decorrer, todos os anos, em Coimbra.

A CM Coimbra e a APE pretendem dar outra dimensão e valorização ao Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra, que a autarquia instituiu em 1984 para homenagear um dos mais influentes escritores portugueses do século XX. Assim, será instituído o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE/CM Coimbra, que passará a galardoar uma obra em português, de autoria portuguesa, publicada em livro e em primeira edição no ano anterior ao da sua entrega, bem como a ter uma periodicidade anual e um valor de 20 mil euros.

 

A APE ficará responsável pela elaboração do respetivo regulamento específico, bem como pela constituição do júri do prémio e organização, a par com a autarquia, da cerimónia de entrega do galardão, que deverá acontecer todos os anos, em Coimbra. A CM Coimbra apoiará a iniciativa com 20 mil euros, sendo que desses 12.500 euros serão para o(a) autor(a) premiado(a) e 7.500 euros para o pagamento do júri e das despesas de organização e funcionamento.

 

Esta iniciativa conjunta com a APE surge numa altura em que a CM Coimbra e o grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 têm reunido esforços para consolidar e promover o papel e a imagem de Coimbra como cidade literária e da literatura, sendo disso exemplo a mais recente organização do Encontro Literário Internacional “Cidades Invisíveis” e a homenagem da autarquia à escritora Teolinda Gersão pelos seus 40 anos de atividade literária.

 

Esta parceria é, simultaneamente, reforçada pelo grande investimento municipal, ao longo dos últimos anos, na área do livro e da literatura, destacando-se, entre outras ações, a preservação e divulgação das obras de Miguel Torga e de João José Cochofel, naquelas que outrora foram as suas casas e que hoje são, respetivamente, os equipamentos culturais municipais Casa-Museu Miguel Torga e Casa da Escrita; o trabalho que vem sendo feito na Biblioteca Municipal, merecedora de Depósito Legal e prestes a completar 100 anos, nas nove Bibliotecas Anexas nas freguesias periurbanas, e através do Bibliomóvel, que leva o livro às crianças e jovens de todo o município; a organização da Feira Cultural de Coimbra; a política editorial da CM Coimbra que, nos últimos anos, tem promovido a publicação de várias obras, com o intuito de salvaguardar e perpetuar a história do município; ou a criação do “Roteiro dos Escritores”, integrado numa vasta oferta de visitas guiadas disponibilizadas pelo município, que põe em destaque as várias personalidades da literatura portuguesa que viveram e/ou escreveram sobre Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×