O Estádio Municipal “Cidade de Coimbra” vai ser palco de dois concertos únicos protagonizados pelo tenor mais conceituado do mundo, Andrea Bocelli. Coimbra foi a cidade escolhida para este regresso a Portugal de uma das vozes mais conceituadas de sempre, num espetáculo que a produtora MOT promete ser inigualável, adiantando que Bocelli vai partilhar o palco com uma orquestra de 70 músicos de todo o país, um coro de 60 vozes de Coimbra (do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, do Coro Misto da Universidade de Coimbra e do CoroCoimbra Vocal) e também com a sua convidada especial, a fadista Mariza.
É, ainda, a primeira vez que Bocelli vai atuar em Portugal num estádio de futebol, num conceito completamente inovador. O espetáculo estava previsto acontecer numa data única, em 2020, mas tendo em conta a segurança e o bem-estar de todos, bem como as regras e orientações da Direção-Geral de Saúde, a promotora MOT decidiu desdobrá-lo em dois concertos, a decorrerem nos dias 25 e 26 de junho de 2021, apenas com metade da lotação prevista. Isto é, estima-se que assistam ao concerto, em cada um dos dias, 13 mil espectadores. O facto de se tratar de um concerto de música clássica, ao ar livre, que proporciona um público mais contido, ajuda ao cumprimento das regras de segurança, que passam, como já se sabe, pelo distanciamento social, uso de máscara, circulação de sentido único e portas de entrada e saída distintas.
Sabe-se já que o espetáculo vai estar dividido em duas partes, com um primeiro momento marcado pela interpretação das mais conhecidas árias de ópera cantadas pelo tenor e uma segunda parte em que o público vai poder ouvir os maiores sucessos da carreira de Andrea Bocelli, como “Com Te Partiró”, “Si Forever” e “Believe”. Uma noite de emoções fortes, já que, sabe-se também, estão programados acontecer alguns momentos inéditos com a fadista Mariza – nomeadamente dois duetos, um de um tema novo (a apresentar) e outro do repertório da fadista – e o palco vai estar preenchido com 130 músicos de Coimbra, entre vozes e instrumentalistas, o que também garante um espetáculo sem precedentes.
Dois concertos de grande relevância para a cidade de Coimbra, que colocam o nome da cidade na agenda cultural internacional da pós-pandemia, que garantem a presença de mais de 25 mil pessoas de todo o mundo durante os dois dias, assegurando a Coimbra uma grande movimentação, com impacto considerável na área hoteleira, comercial e turística da cidade. “O Município de Coimbra reconhece a grande projeção internacional de Andrea Bocelli e o relevante interesse municipal do evento, importante para a imagem da cidade na sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, mas também para a retoma das atividades culturais ao ar livre e dinamização das atividades socioeconómicas da região de Coimbra”, lê-se no protocolo estabelecido entre a CM Coimbra, a AAC-OAF e a MOT.
Andrea Bocelli é um tenor, compositor e produtor musical italiano, vencedor de vários prémios internacionais na área da música, como cinco BRIT Awards e três Grammys. Bocelli já gravou nove óperas completas, além de vários álbuns clássicos e populares, tendo vendido mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo. Vai estar em Coimbra para dois concertos, na sexta-feira, dia 25 de junho, e no sábado, 26 de junho, que estão já praticamente lotados. Os bilhetes podem ser adquiridos no portal https://concertocoimbra.pt/.