16 Junho 2021

“Sítios Mágicos” com mais um fim de semana de iniciativas em Coimbra, Condeixa e Montemor

“Sítios Mágicos” com mais um fim de semana de iniciativas em Coimbra, Condeixa e Montemor

A magia continua a ter destaque no programa cultural de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho. Aulas de magia, visitas guiadas e espetáculos protagonizados por mágicos internacionais marcam mais um fim de semana de “Sítios Mágicos”. Nos dias 19 e 20 de junho, a magia continua com os mágicos Hector Sansegundo e Adrián Conde. As aulas vão decorrer no espaço municipal “Cowork Pátio”, e os espetáculos de magia e as visitas guiadas vão realizar-se sábado no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e domingo na Casa da Escrita, com sessões às 14h30 e às 19h00. As entradas são gratuitas, mas é obrigatória a reserva através da Ticketline.

Os “Sítios Mágicos” prosseguem este fim de semana, dias 19 e 20 de junho, com as últimas aulas de magia da Turma 2 a decorrerem no espaço “Cowork Pátio”, situado no edifício da ala central do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição. Os espetáculos e as visitas guiadas também fazem parte do programa e, neste fim de semana, vão decorrer sábado no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e domingo na Casa da Escrita, com sessões às 14h30 e às 19h00. Em Condeixa, as sessões vão realizar-se nas Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga, às 11h00 e às 17h30, e em Montemor-o-Velho, na Praça do Rossio – Tentúgal, às 11h00 e às 14h30.

 

No passado fim de semana, as aulas da Turma 2 da Escola de Magia decorreram no espaço “Cowork Pátio”, situado no Pátio da Inquisição. Já os espetáculos de magia e as visitas guiadas realizaram-se no auditório da Associação Académica de Coimbra (AAC) – e não nos Jardins da AAC, como estava inicialmente previsto, devido à chuva – e contaram com a presença dos mágicos Francis Zafrilla e Civi Civiac. A sessão prevista para a Praça do Restaurante do Convento São Francisco também sofreu alteração de local e foi realizada na Sala Conventual.

 

Recorde-se que as Escolas de Magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados nas escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos respetivos concelhos. A iniciativa é gratuita, com as inscrições limitadas a 10 alunos por turma (inscrições: sitiosmagicos@luisdematos.pt). Brevemente serão abertas as inscrições para a Turma 3, cujas aulas decorrerão aos sábados e domingos, entre os dias 3 e 25 de julho. Das quatro turmas de cada um dos municípios parceiros serão selecionados alguns alunos para participarem nas Galas de Magia, que se irão realizar em Coimbra, Condeixa e Montemor, em setembro.

 

O programa “Sítios Mágicos”, financiado por fundos europeus, garante uma programação cultural em rede, com direção artística do mágico Luís de Matos e vai decorrer durante 12 meses, com atividades totalmente gratuitas que incluem espetáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os alunos das várias turmas de magia. Um evento que tem como objetivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma direta as populações em experiências artísticas e culturais.

 

Este é, assim, mais um contributo das câmaras municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das atividades culturais, depois de um período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da COVID-19. A programação decorre em locais com forte ligação à história dos concelhos, com todos os espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direção-Geral da Saúde e as regras previstas nos planos de contingência municipais.

 

Devido às contingências impostas pela evolução da pandemia, a programação atualizada vai estando disponível nos websites e redes sociais das autarquias e na página de Facebook dos “Sítios Mágicos”.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×