17 Junho 2021

Sons da Cidade celebram património mundial da UNESCO de 18 de junho a 7 de julho

Sons da Cidade celebram património mundial da UNESCO de 18 de junho a 7 de julho

A oitava edição do Sons da Cidade, o evento que celebra a classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO, vai decorrer de 18 a 26 de junho e no dia 7 de julho. Uma edição dedicada ao tema “Viagens às Origens do Património Classificado”, cuja programação inclui passeios e visitas guiadas a espaços classificados, viagens virtuais ao Mosteiro de Santa Cruz, concertos com declamação de poesia e webinars sobre a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 e a inclusão do Museu Nacional Machado de Castro na área classificada pela UNESCO. O Sons da Cidade foi apresentado ontem, em conferência de imprensa, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

“Viaje às origens da cidade, à génese da sua história no contexto nacional e europeu. Venha connosco ao Museu Nacional Machado de Castro, onde a cidade romana ainda respira” ou “percorra toda a antiga cerca do Mosteiro de Santa Cruz, grande polo difusor e criador de cultura, embrião dos Estudos Gerais em Portugal”. São estes os convites da organização, composta pela Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC). O evento vai já na sua oitava edição e, este ano, a proposta passa por viajar às origens do património classificado da cidade, com destaque para o Museu Nacional Machado de Castro e para toda a área que envolve o Mosteiro de Santa Cruz.

 

A programação divide-se em visitas guiadas, na “Máquina do Tempo 890” (que consiste em visitas presenciais e virtuais ao Mosteiro de Santa Cruz, que celebra este ano 890 anos da sua fundação, e que podem acontecer a partir da Igreja de Santa Cruz ou do Museu Nacional Machado de Castro), nos “Caminhos Conjuntos” (um ciclo de quatro concertos em espaços emblemáticos da cidade, acompanhados por declamação de poesia) e dois webinars, um sobre a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 e outro sobre a inclusão do Museu Nacional Machado de Castro na área classificada pela UNESCO.

 

Na apresentação do evento, a vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, foi convidada a viajar até ao Mosteiro de Santa Cruz utilizando, para isso, uns óculos de realidade virtual, que vão estar disponíveis, na Igreja de Santa Cruz e no Museu Nacional Machado de Castro, para o público poder viajar virtualmente e explorar esse património artístico de Coimbra. “É uma experiência absolutamente fantástica”, referiu Carina Gomes, aconselhando todos a experimentarem um dos dois conjuntos de quatro filmes propostos. A vereadora da Cultura realçou ainda que este ano a programação terá, pela primeira vez, dois webinars, “um a acontecer no dia 24 de junho e o outro no dia 7 de julho”. “O primeiro sobre a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura e o segundo sobre a inscrição do Museu Nacional Machado de Castro na lista do património mundial”, acrescentou, desafiando também o público a participar.

“Pretende-se um diálogo maior com a cidade, sentir o pulsar da própria vida da cidade e dos seus espaços”, disse, por sua vez, o vice-reitor da UC para a Cultura, Delfim Leão, que é também vogal da direção da Associação RUAS. A partir de sexta-feira, residentes e turistas são desafiados “a uma espécie de mergulhar na cidade”, conhecendo de diferentes formas “um património todo ele habitado e com uma vida que pulsa todos os dias”, acrescentou. Já o presidente da Associação RUAS e vice-reitor da UC para o Património, Alfredo Dias, realçou o facto de as iniciativas propostas apostarem numa “combinação entre investigação histórica e realidade virtual”.

O Sons da Cidade começa na sexta-feira, às 15h00, com uma visita à Igreja de Santa Cruz, guiada por Maria de Lurdes Craveiro, diretora do Museu Nacional Machado de Castro, para um máximo de 10 participantes. A reserva é obrigatória e deverá ser efetuada para o email reservas.jazzaocentro@gmail.com. A organização lembra, no seu material promocional, que é sempre obrigatório o uso de máscara e que serão cumpridas todas as normas e regras estipuladas pelas autoridades de Saúde para a realização de eventos. Sábado o programa continua, com uma nova visita, às 10h00, intitulada “De retiro a jardins públicos”, que inclui um percurso pedestre pela antiga Quinta do Mosteiro de Santa Cruz.

 

A programação da 8ª edição do Sons da Cidade pode ser consultada em https://www.uc.pt/sonsdacidade/Programa_SonsdaCidade_2021.pdf.

 

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×