4 Julho 2021

Dia da Cidade com homenagens a instituições, empresas, associações e personalidades

Dia da Cidade com homenagens a instituições, empresas, associações e personalidades

A sessão solene do Dia da Cidade realizou-se, esta manhã, na antiga igreja do Convento São Francisco. Uma celebração da cidade e da sua padroeira, que se traduziu numa homenagem a Coimbra e a todos os que contribuem para o desenvolvimento da cidade nas suas mais diversas áreas, da cultura ao desporto, da saúde ao apoio social, da economia à sociedade. O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra entregou os prémios aos vencedores dos concursos municipais Edmundo Bettencourt e Diogo Castilho, distinguiu três entidades com a Medalha da Cidade e duas com a Medalha de Mérito Empresarial, todas de grau ouro, e reconheceu, assim, instituições, associações, empresas e personalidades. “Esta manhã celebramos uma epopeia por Coimbra e todos nos apercebemos que temos o privilégio de viver numa encantada e fantástica cidade”, resumiu Manuel Machado.

“Hoje celebramos Coimbra! No Dia da Cidade, que se assinala em honra da sua padroeira, Isabel de Aragão, a Rainha Santa, evocamos muito do que Coimbra tem de melhor”. Foi assim que o presidente da Câmara iniciou o seu discurso, salientando o desenvolvimento da cidade nos últimos anos e considerando que “Coimbra, apesar da pandemia, está hoje muito melhor, mais coesa, mais briosa e dinâmica”. Manuel Machado apelou, por isso, ao “fim da maledicência”, defendendo que “não pode valer tudo e dizer mal de Coimbra é um exercício de autoflagelação e de falta de amor próprio”, que prejudica o desenvolvimento da cidade, a autoestima dos seus cidadãos e a sua valorização no quadro nacional e internacional. O presidente da Câmara preferiu, antes, deixar uma palavra de confiança no futuro, apelar ao “fortalecimento de laços” e enaltecer quem tem contribuído para o desenvolvimento da cidade.

 

E a manhã foi, por isso, de reconhecimentos e homenagens. Começou com uma breve atuação do grupo “Animais”, a quem foi entregue o prémio Edmundo Bettencourt, que destaca trabalhos contemporâneos da Canção de Coimbra. Manuel Machado elogiou o grupo vencedor do prémio municipal pela realização da obra discográfica “15 anos sem Paredes”, considerando que esta é uma notável homenagem “a uma das figuras mais carismáticas, vibrantes e livres, de Coimbra para o Mundo”. Raquel Ralha recebeu o prémio das mãos do presidente da Câmara e agradeceu, em nome do coletivo, a todos os que contribuíram para a concretização de “um dos projetos mais arrojados da editora Lux Records, de Coimbra”, bem como à autarquia e ao júri do concurso pela distinção.

 

O presidente da CM Coimbra passou, depois, para a entrega do prémio municipal de arquitetura Diogo Castilho. O vencedor foi o arquiteto João Mendes Ribeiro pelo trabalho realizado na Casa do Areeiro, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa à obra do arquiteto Hugo Tocha de Carvalho. “Felicito ambos, pelas suas obras, que contribuem para a originalidade, modernidade, enobrecimento e requalificação do património edificado da nossa cidade”, afirmou Manuel Machado, que viu, depois, retribuído o agradecimento por parte dos dois arquitetos galardoados.

 

A homenagem passou, depois, para a área desportiva. A judoca da Associação Académica de Coimbra (AAC), Catarina Costa, o remador da AAC, Pedro Fraga, e o árbitro Paulo Soares (Associação de Futebol de Coimbra) subiram ao palco da antiga igreja do Convento São Francisco para receberem o reconhecimento por terem conseguido o “passaporte” para o Jogos Olímpicos de Tóquio e uma bandeira da cidade de Coimbra para levarem consigo nessa importante missão. “Coimbra é desporto, é excelência e respeito”, afirmou o presidente da Câmara, considerando que “são também estes os valores olímpicos que, estou certo, a Catarina Costa, o Pedro Fraga e o Paulo Soares vão elevar em Tóquio nos próximos Jogos de Verão”. “Daqui levam a bandeira da cidade como encorajamento e, sobretudo, reconhecimento institucional do vosso empenho e dedicação sadia por um objetivo concretizado”, concluiu.

 

A sessão prosseguiu com a assinatura de um protocolo entre a CM Coimbra e a Associação Portuguesa de Escritores (APE), para a organização conjunta do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE/CM Coimbra, que pretende dar outra dimensão e valorização ao Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra, que a autarquia instituiu em 1984. O Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga passará a galardoar uma obra em português, de autoria portuguesa, publicada em livro e em primeira edição no ano anterior ao da sua entrega, bem como a ter uma periodicidade anual e um valor de 20 mil euros. A cerimónia de entrega do galardão vai decorrer, todos os anos, em Coimbra.

 

 

O protocolo foi assinado por Manuel Machado e pelo presidente da APE, José Manuel Mendes. “Esta parceria com a Associação Portuguesa de Escritores, que muito enaltecemos, permitirá engrandecer ainda mais os nossos melhores e estimula o concurso de novos talentos literários”, afirmou Manuel Machado, considerando que o objetivo é que os “conimbricenses conheçam e leiam mais Miguel Torga e os livros dos escritores de língua portuguesa”. “Porque é também a evocar Torga e Paredes, entre muitos outros que, com os olhos postos no futuro, preparamos a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027. Fazemo-lo para valorizar Coimbra de uma forma inclusiva, com um grupo de trabalho diversificado, multidisciplinar, ambicioso e agregador, coordenado por Luís de Matos e nele todos cumprimento e saúdo o intenso labor já empreendido”, referiu ainda o autarca.

 

Chegou, depois, a hora das distinções honoríficas ao jornal Diário de Coimbra, à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), ao Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E. e às empresas Bluepharma – Indústria Farmacêutica, S.A. e a Feedzai – Consultadoria e Inovação Tecnológica, S.A., distinções essas aprovadas, por unanimidade, na reunião extraordinária do executivo municipal de 30 de junho, por proposta de Manuel Machado, subscrita por todos os vereadores. O Diário de Coimbra, a APPACDM de Coimbra e o IPO de Coimbra foram homenageados com a Medalha da Cidade, Grau Ouro, enquanto as empresas Bluepharma e a Feedzai receberam a Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro.

 

Manuel Machado recordou que as distinções honoríficas do Município de Coimbra têm por finalidade homenagear publicamente pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam para a elevação e dignificação do município, bem como aquelas que se distingam dos demais pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade. O presidente da Câmara referiu que, apesar dos tempos difíceis marcados pela pandemia da COVID-19, “existem em Coimbra empresas e associações que progridem e resistem, que produzem e promovem o desenvolvimento, o emprego, a solidariedade social, a informação credível, em prol da nossa comunidade”.

 

“A Câmara Municipal cumpre o seu dever homenageando aqueles que não viram a cara à luta e que, com probidade, dignificam Coimbra pela sua ação quotidiana. Coimbra é resiliente, informada, solidária, ativa e, acima de tudo, respeitadora do seu passado, mas consciente de que o futuro já está hoje a ser construído coletivamente, por cidadãos e cidadãs, pelas associações e pelas empresas, por todas e todos nós”, prosseguiu o autarca, no seu discurso, considerando que é homenageando “as entidades que, de entre muitas outras, se têm destacado na vida da nossa cidade”, que Câmara Municipal “saúda e encoraja todos os demais que, com o seu labor e prestígio, continuem contribuindo para o engrandecimento da cidade e sua Região”.

 

“Coimbra é mesmo uma epopeia fantástica que esta sessão solene evidenciou. Coimbra somos todos nós e valorizar Coimbra depende mesmo de todos e é com todos que contamos. Esta é a boa causa para o nosso tempo com saúde para todos, solidariedade entre todos e confiança no futuro”, concluiu o presidente da Câmara.

 

A sessão solene do Dia da Cidade contou ainda com a presença de Francisco Andrade, em representação do presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, bem como dos vereadores da Câmara Municipal, Carlos Cidade, Regina Bento, Carina Gomes, Tiago Estevão Martins, Paula Pêgo, Ana Bastos e Francisco Queirós e vários outros autarcas, entre outras forças vivas do concelho.

 

Pode rever a sessão solene aqui:

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×