4 Julho 2021

Medalha de Mérito Empresarial atribuída à Bluepharma e à Feedzai

Medalha de Mérito Empresarial atribuída à Bluepharma e à Feedzai

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra entregou, na manhã de hoje, a Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro, à Bluepharma e à Feedzai, durante a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade. “Coimbra é empreendedorismo, é inovação, ciência e progresso”, começou por lembrar Manuel Machado, salientando o esforço, o empenho e a dedicação de quem, mesmo num tempo de adversidades como é o atual, devido à pandemia da COVID-19, progride e resiste, produz e promove o desenvolvimento, gera emprego, trabalha em prol da comunidade.

A autarquia distinguiu, esta manhã, duas grandes empresas da cidade pelo seu contributo para o desenvolvimento local, regional e nacional. É “homenageando as entidades que, de entre muitas outras, se têm destacado na vida da nossa cidade” que, referiu Manuel Machado, “a Câmara Municipal saúda e encoraja todos os demais que, com o seu labor e prestígio, continuem contribuindo para o engrandecimento da cidade e sua Região”. “E, assim, cumprimos um dever geral de gratidão à ação meritória das entidades que hoje [a Câmara Municipal] distingue, nesta epopeia por Coimbra”, afirmou o autarca, no discurso de encerramento da cerimónia, depois de entregar as medalhas de mérito empresarial, respetivamente, ao presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, Paulo Barradas, e a um dos sócios fundadores da Feedzai, Paulo Marques.

Coimbra é empreendedorismo, é inovação, ciência e progresso”, começou por lembrar Manuel Machado, antes de referenciar as duas empresas que foram distinguidas na sessão solene de comemoração do Dia da Cidade. “A Bluepharma é disso exemplo. É hoje uma das mais empreendedoras e inovadoras no setor farmacêutico, tendo transformado uma unidade industrial que empregava meia centena de pessoas e operava para o mercado nacional, num grupo farmacêutico de 20 empresas e que emprega mais de 700 colaboradores”, considerou o presidente da Câmara, destacando os “20 anos de laboração da empresa” e o investimento “em novos espaços do concelho de Coimbra, onde juntam as suas necessidades empresariais ao contributo para requalificação urbana em colaboração com a Câmara Municipal”.

Os quatro membros do Conselho de Administração da Bluepharma subiram ao palco para receberem a medalha, mas foi o presidente, Paulo Barradas, que discursou, para agradecer o reconhecimento e dedicar a medalha a todos os trabalhadores da Bluepharma e às famílias. “É um dia bonito que estamos a viver na cidade de Coimbra. E é um privilégio enorme poder subir aqui a este palco. É uma enorme honra receber esta distinção e recebemo-la com o mesmo sentido de responsabilidade de sempre”, afirmou Paulo Barradas. O presidente do Conselho de Administração da Bluepharma garantiu, ainda, que a empresa vai continuar a crescer e a criar valor para a região, nomeadamente, “expandindo a fábrica de São Martinho, concluindo a de Eiras e projetando o Bluepharma Park em Cernache”.

A Feedzai, que deu os primeiros passos na Universidade de Coimbra e esteve incubada no Instituto Pedro Nunes (IPN), onde está sediada, seguiu-se nas distinções. “A Feedzai representa o que queremos para as empresas criadas no seio universitário e incubadas no IPN ou acolhidas no iParque”, afirmou Manuel Machado, referindo ser “um orgulho para Coimbra termos esta importante empresa portuguesa destacada pela Forbes como uma das 50 startups de tecnologia financeira com maior potencial na Europa”. “A Feedzai constitui uma valiosa bandeira empresarial de progresso, inovação, modernidade e futuro com segurança, graças ao engenho e arte dos seus líderes e colaboradores”, acrescentou, referindo que a atribuição da medalha de mérito empresarial à Feedzai “pretende assinalar estes feitos e o seu sentido de missão empresarial, territorial e estratégica, que é, para a Câmara Municipal, um exemplo para todos e espelha o potencial que Coimbra tem na inovação tecnológica e científica”.

“Obrigado a todos, obrigado Coimbra”, agradeceu Paulo Marques, da Feedzai. “Nós tínhamos um sonho, criar uma empresa de produto para o mundo. E fizemo-lo em 2008, quando tudo estava mal”, recordou Paulo Marques, agradecendo aos seus colegas, aos colaboradores, à sua família, mas também à Câmara Municipal e à Universidade de Coimbra por terem contribuído para que a Feedzai seja hoje uma das melhores do mundo. “Acreditamos que quando fazemos algo não é apenas por nós, é por todos os que nos suportam. Acreditamos no valor da retribuição”, concluiu Paulo Marques, que falou também em nome dos cofundadores Nuno Sebastião e Pedro Bizarro.

As medalhas de mérito empresarial foram entregues pelo presidente da Câmara aos respetivos responsáveis pelas empresas homenageadas. Antes, porém, foram lidos textos de reconhecimento à Bluepharma e à Feedzai. O vereador Carlos Cidade foi responsável pelas palavras de enaltecimento à Bluepharma, enquanto o texto de reconhecimento à Feedzai coube ao vereador Tiago Estevão Martins.

 

A atribuição das distinções honoríficas à Bluepharma e à Feedzai foram aprovadas, por unanimidade, na reunião extraordinária do executivo municipal de 30 de junho, por proposta de Manuel Machado, subscrita por todos os vereadores. As distinções honoríficas do Município de Coimbra têm por finalidade homenagear publicamente pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam para a elevação e dignificação deste Município, bem como aquelas que se distingam dos demais pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade, conforme o disposto no Regulamento Municipal das Distinções Honoríficas (Edital n.º 23/2015).

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×