21 Julho 2021

“Música n’Aldeia” termina este fim de semana com balanço muito positivo

“Música n’Aldeia” termina este fim de semana com balanço muito positivo

O projeto “Música n’Aldeia” termina este fim de semana, com concertos agendados para os dias 23, 24 e 25 de julho. O balanço é muito positivo, com um total de 21 concertos de música renascentista, barroca, clássico romântica e contemporânea, que cumpriram a sua missão de descentralizar a Cultura, fazendo chegar a música à população de várias freguesias do concelho. Na próxima sexta-feira, o concerto será na igreja paroquial de Antuzede (19h00), no sábado na igreja matriz de Brasfemes (19h00) e no domingo no auditório do Conservatório de Música de Coimbra (17h00). Recorde-se que esta iniciativa resulta de uma proposta vencedora da 3.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, que teve como tema “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura”.

O projeto “Música n’Aldeia” soma já um total de 19 concertos, que decorreram em igrejas das diversas freguesias do concelho de Coimbra. O ciclo encerra este fim de semana, no domingo, dia 25 de julho, com um concerto de música contemporânea protagonizado pelo grupo Queer Able In/Stabilities, que irá decorrer, pelas 17h00, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Antes disso, ainda estão marcados mais dois concertos de música contemporânea. Na sexta-feira, 23 de julho, pelas 19h00, o concerto será protagonizado pelo grupo Ançãmble, na igreja paroquial de Antuzede. E no sábado, 24 de julho, pelas 19h00, o concerto será interpretado pelo grupo A Raiz de Um Povo, na igreja matriz de Brasfemes.

 

A iniciativa surgiu no âmbito de uma proposta vencedora da 3.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, da autoria de Diana Luís Antunes, professora de música e violetista, e integra quatro ciclos musicais – música renascentista, barroca, clássico romântica e contemporânea –, a participação de centenas de músicos, a execução de inúmeras peças e instrumentos musicais, desde a harpa, violino ou violoncelo, passando pelo piano, viola, contrabaixo ou instrumentos de sopro, sem esquecer a atuação de grupos corais.

 

O projeto “Música n’Aldeia” trouxe, assim, uma programação eclética e bastante relevante, não só pela dimensão e importância musical, mas também pelo caráter descentralizador, assente na importante missão de fazer chegar este tipo de programação a uma franja da população que, habitualmente, não tem o mesmo acesso a este tipo de eventos do que as populações dos centros urbanos. Esta foi, assim, viagem pela história da música, mas também pelo património de Coimbra, sobretudo aquele que é menos conhecido, mas não menos importante.

 

Recorde-se que a 3.ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra teve como tema “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura” e o objetivo foi envolver ativamente a comunidade neste processo de candidatura. Esta edição recebeu 35 propostas candidatas, das quais 17 viram os seus projetos submetidos a votação. Foram registados 2929 votos, que elegeram os sete projetos vencedores, que vão representar um investimento municipal de 479.000 euros.

 

Atuar e desenvolver projetos para protagonizarem as “Correntes de Mudança” – que é o lema da candidatura de Coimbra 2027 -, contribuindo para dinamizar, transformar e animar a cidade, quer pela realização de eventos localizados no tempo, quer pela criação de obras perenes foi o objetivo que esteve subjacente a esta edição do OP.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

23 julho| sexta-feira| 19h00

Igreja Paroquial de Antuzede       

Ançãmble (grupo vocal) | Música Contemporânea

 

24 julho| sábado| 19h00

 Igreja Matriz de Brasfemes

A Raiz de Um Povo (violoncelo e violino) | Música Contemporânea

 

25 julho| domingo| 17h00

Auditório do Conservatório de Coimbra

Queer Able In/Stabilities| Música Contemporânea

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×