16 Agosto 2021

CM Coimbra apoia financeiramente 14 associações juvenis

CM Coimbra apoia financeiramente 14 associações juvenis

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro a mais seis associações juvenis, no valor total de 14.250 euros, referente à segunda fase de candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Permanente, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil. Esta segunda fase de candidaturas teve como finalidade ajudar as associações a ultrapassarem os constrangimentos provocados pela COVID-19. Na primeira fase, oito associações do concelho receberam apoios financeiros da autarquia, num valor total de 21 mil euros. No somatório das duas fases, a CM Coimbra vai apoiar, assim, 14 associações juvenis do concelho, com um valor global de 35.250 euros.

O objetivo primordial deste apoio financeiro municipal passa, pois, por ajudar as associações juvenis do concelho no desenvolvimento das suas atividades, de forma regular e continuada, de acordo com os seus planos anuais.

 

Na primeira fase de candidaturas, que decorreu de 1 de março a 9 de abril, a autarquia rececionou nove candidaturas, tendo validado oito e excluído uma por incumprimento dos requisitos do regulamento. As candidaturas foram avaliadas, o que resultou na proposta de atribuição dos seguintes apoios: Associação Molecular (3250 euros); Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra (3000 euros); Coro Misto da Universidade de Coimbra (3000 euros); JEKNOWLEDGE (3000 euros); NAPEEC – Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (2000 euros); Associação da Praça da República (2000 euros); Orfeon Académico de Coimbra (3000 euros); e Tuna Mista da Universidade de Coimbra – Desconcertuna (1750 euros).

 

A CM Coimbra decidiu, contudo, abrir uma segunda fase, tendo em conta a excecionalidade da situação da pandemia COVID-19, a legislação em vigor e a possibilidade de mais associações usufruírem desta medida. Nesta segunda fase, que terminou no dia 21 de junho, a autarquia recebeu 12 candidaturas, tendo validado seis e excluído outras seis por incumprimento dos requisitos do regulamento. As candidaturas foram avaliadas, o que resultou na proposta de atribuição dos seguintes apoios: Tuna Académica da Universidade de Coimbra (3250 euros); CITAC (3250 euros); Federação Nacional de Estudos Europeus (2500 euros); ADTC – Associação Distrital de Taekwondo de Coimbra (2000 euros); FAJDC – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (1750 euros); e Casa de Angola (1500 euros).

 

Desta forma, a autarquia vai apoiar financeiramente 14 associações juvenis do concelho, num valor global de 35.250 euros.

 

Recorde-se que, a 13 de maio de 2019, o executivo municipal aprovou a abertura de um procedimento com vista à elaboração do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil. O documento foi aprovado pela Assembleia Municipal na sua reunião de 28 de fevereiro, sob proposta da CM Coimbra, e foi publicado em Diário da República no dia 7 de maio de 2020, tendo entrado em vigor a 22 de maio de 2020. O regulamento tem como objetivo a concessão de apoio aos organismos juvenis visando estimular a criatividade e inovação das atividades desenvolvidas pelos jovens e criar condições para o crescimento e descentralização das atividades levadas a cabo por estas associações, de modo a estimular a participação pública dos mais jovens.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×