7 Setembro 2021

CM Coimbra inicia em Vilela requalificação de vias nas freguesias. Obras implicam condicionamento de trânsito

CM Coimbra inicia em Vilela requalificação de vias nas freguesias. Obras implicam condicionamento de trânsito

A Câmara Municipal de Coimbra vai iniciar amanhã a requalificação de várias vias em Vilela, designadamente nas ruas da Escola, Júlio Duarte Morais, Mártir de S. Sebastião e da Tojeira. Esta empreitada vai implicar condicionamentos de trânsito nessas vias, mediante circulação alternada com recurso a semáforos até dia 24 de setembro, entre as 08h00 e as 18h00. Esta intervenção está incluída numa empreitada geral de requalificação da rede viária do concelho, que se encontra dividida em oito lotes e que representa um investimento global da autarquia superior a 5M€. O objetivo da empreitada é requalificar várias vias por todas as freguesias, de forma a aumentar o conforto e a segurança da circulação rodoviária e pedonal.

A partir de amanhã e até ao próximo dia 24 de setembro, o trânsito vai estar condicionado na Rua da Escola, Rua Júlio Duarte Morais, Rua do Mártir de S. Sebastião e Rua da Tojeira, em Vilela, para que se possa proceder à repavimentação dessas vias, que representam uma área aproximada de 4200m2. Uma intervenção que se enquadra no lote 2 (União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, União de Freguesias Sousela e Botão e Freguesia de Brasfemes) da grande operação de requalificação da rede viária do concelho, que representa um investimento global superior a 5M€.

 

Recorde-se que a intervenção abrange toda a área geográfica do município e a contratação foi realizada por lotes, que são: União de Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de S. Silvestre, Freguesia de São João do Campo e UF de Antuzede e Vil de Matos (lote 1); UF de Trouxemil e Torre de Vilela, UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes (lote 2); UF de Eiras e S. Paulo de Frades e UF de Coimbra (lote 3); Freguesia de Santo António dos Olivais (lote 4); UF de Taveiro, Ameal e Arzila e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (lote 5); UF de Santa Clara e Castelo Viegas e UF de Assafarge e Antanhol (lote 6); Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês (lote 7); e Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira (lote 8).

 

Os lotes foram definidos mediante critérios de proximidade geográfica, homogeneidade nas caraterísticas das plataformas viárias e semelhança entre as áreas de pavimentos existentes no lote e também entre as necessidades já identificadas, que irá representar uma área de pavimentações betuminosas de cerca de 360 mil m2. Os lotes 1, 2 e 7 foram adjudicados à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A, e os lotes 3, 4, 5, 6 e 8 à Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, S.A..

 

Esta é uma operação que visa a conservação da rede viária de todo o concelho, com maior incidência na requalificação dos pavimentos rodoviários betuminosos, mas que inclui também a conservação e requalificação de diversos outros elementos que integram a plataforma viária, designadamente pavimentos em calçada, passeios, bermas, valetas, drenagens, taludes, mutos de suporte, guardas de segurança e sinalização horizontal.

 

O objetivo é manter o estado de conservação e funcionamento dos elementos existentes, tendo sido ainda equacionada a execução de novas construções quando estas se enquadrem em medidas que se venham a revelar urgentes face à alteração de circunstâncias por ruína ou perda de condições de segurança ou, ainda, por delas resultarem melhorias notórias nas condições de conservação futura dos elementos envolvidos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×