9 Setembro 2021

Coimbra entre as mais “deslumbrantes” cidades do país para a Forbes

Coimbra entre as mais “deslumbrantes” cidades do país para a Forbes

Coimbra está entre as mais “deslumbrantes” cidades do país, para a Forbes. A cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 integra o guia que destaca apenas cinco locais a visitar em Portugal em 2021.

A revista Forbes elegeu cinco localidades portuguesas “deslumbrantes” para visitar em 2021 e Coimbra – cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 – figura no guia da prestigiada publicação norte-americana. Esta eleição foi realizada com base na beleza, arquitetura e gastronomia dos locais em questão, sendo que a “cidade dos estudantes” destaca-se pela “arquitetura complexa e monumentos históricos preservados”.

 

A Universidade de Coimbra, o Pátio da Inquisição, o Palácio da Justiça, a Sé Velha e o Aqueduto de São Sebastião são apenas alguns dos monumentos que fazem parte da história da cidade e que se assumem como pontos de interesse incontornáveis. Coimbra conta, ainda, com um conjunto de igrejas – como é o caso da Igreja de Santiago ou da Igreja de Santa Cruz – onde estudou o poeta Luís de Camões –, que se assumem como locais de culto únicos. Desde igrejas, mosteiros, ruínas da Era Romana até à Universidade mais antiga de Portugal, são inúmeros os pontos de interesse que fazem de Coimbra um dos locais “deslumbrantes” a visitar.

 

 

Uma cidade com a cultura no centro da sua história

Para Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, “esta é uma eleição que comprova a aposta que o município vem fazendo na preservação do património histórico e cultural”. Já para Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura, “depois da distinção realizada, também este ano, pela revista TIME, que colocou Coimbra na lista dos 100 locais do mundo a visitar em 2021, este reconhecimento por parte da Forbes vem reforçar a ideia de que Coimbra posiciona-se, hoje mais do que nunca, como um núcleo central que reúne o que de melhor e mais distintivo um município pode oferecer, nomeadamente a nível cultural”.

 

Classificada em 2013 como Património Mundial pela UNESCO, Coimbra foi a primeira capital de Portugal, deteve – até 1911 – a única universidade em Portugal e será reconhecida, para sempre, como o local que serviu de palco à história de amor de Pedro e Inês. Com a cultura no centro da sua história e com uma programação que pretende continuar a colocar a cidade na agenda mediática, Coimbra pretende assegurar um lugar cativo nos mais relevantes rankings nacionais e internacionais. Acrescente-se que Lisboa, Porto, Cascais e Santarém são as restantes localidades destacadas pela Forbes neste guia.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×