14 Setembro 2021

Linha 53T dos SMTUC passa a servir a localidade de Bostelim

Linha 53T dos SMTUC passa a servir a localidade de Bostelim

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, no passado dia 6 de setembro, uma proposta dos SMTUC para a criação da Linha nº 53T/Ponte de Eiras – Bostelim (via Brasfemes), permitindo o alargamento da rede de transportes públicos para servir a localidade de Bostelim. A Linha n.º 53T é, assim, uma derivante da Linha n.º 53, que vai permitir dar resposta às necessidades apuradas, nomeadamente no que se refere ao transporte escolar dos alunos desde a sua residência até aos estabelecimentos de ensino, bem como da população em geral. Foi ainda aprovada a criação de dois novos pontos de paragem da Linha nº 53, um no início da Rua Rainha Santa Isabel e outro no início da Rua José Antunes Vaz Serra.

A proposta passa por alargar a rede de transportes públicos em cerca de 3,1km, para servir o lugar de Bostelim, através do prolongamento da Linha nº 53/Ponte de Eiras – Brasfemes, a partir do atual local de inversão de marcha em Brasfemes, na Rua 25 de abril, seguindo pela Rua das Tileiras, estrada municipal 537, Rua 25 de Abril e novamente Estrada municipal 537 até ao cruzamento de acesso à Mata do Maxial, com a criação da Linha nº 53T/Ponte de Eiras – Bostelim (via Brasfemes). De referir que o alargamento, agora aprovado, estava já previsto desde o estudo da Linha nº 53, mas por motivos de ordem técnica, designadamente a falta de local para a inversão de marcha na localidade de Bostelim, levou a que o mesmo não tivesse sido realizado logo desde a criação desta oferta dos SMTUC. Com as obras realizadas recentemente, existe já espaço e condições para a manobra de inversão de marcha.

 

O prolongamento da Linha nº 53 até ao lugar de Bostelim resulta da necessidade de realizar uma cobertura total na zona nordeste do concelho de Coimbra. O objetivo passa por dar resposta às necessidades apuradas, no que se refere ao transporte escolar dos alunos desde a sua residência até aos estabelecimentos de ensino, bem como da população em geral. A implementação desta nova linha vai, assim, disponibilizar uma oferta em alguns locais que atualmente é inexistente. Foi igualmente avaliado que esta extensão não necessitaria de ocorrer em todos os horários, podendo ser concretizada apenas nas horas de maior procura.

 

Esta linha foi estruturada por forma a servir preferencialmente os horários mais comuns de entrada ao serviço nos maiores polos empregadores, nomeadamente os Hospitais, as Universidades e os Serviços Públicos, assim como a comunidade escolar pelo que os horários apresentados foram definidos para esse fim. A Linha n.º 53T vai operar nos dias úteis, nos seguintes horários: 6h20; 7h10; 13h45; 17h10 e 19h20 no interface da Ponte de Eiras e 6h45; 7h45; 14h10; 17h35 e 19h45 em Bostelim.

 

Na reunião de segunda-feira foi, ainda, aprovada a proposta para a criação de dois novos pontos de paragem na Linha nº 53, um no início da Rua Rainha Santa Isabel (em detrimento da Rotunda da Pedrulha, onde era difícil o acesso das viaturas à paragem), e outro no início da Rua José Antunes Vaz Serra, no sentido Casais de Eiras – Brasfemes, onde havia dificuldade em largar passageiros, principalmente alunos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×