Maria João Coelho (estudante de Gestão), Rodrigo Mendes (estudante de Engenharia Mecânica) e Kiana Sanajou (estudante do Programa Doutoral em Sistemas de Transporte) foram os três alunos distinguidos, ontem, como Embaixadores do Ano deste 5º Académica Start UC. Uma edição que, apesar do cenário de pandemia, “bateu recordes, envolvendo cerca de 23000 participantes nas 38 iniciativas realizadas, que contaram com 65 parceiros complementares”, refere a UC em comunicado. Este projeto “tem sido uma escola de líderes e de liderança”, juntando “estudantes com dimensão humana, inteligência, força de vontade e uma garra enorme”, afirmou, na gala final, o reitor da UC, Amílcar Falcão.
O Académica Start UC é um projeto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da UC para a inovação e empreendedorismo, que conta anualmente com 31 estudantes de diferentes áreas de saber, responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares através da realização de iniciativas locais para a inovação e empreendedorismo. Apesar desta edição ter sido maioritariamente composta por eventos online (devido à pandemia), “o número de participantes superou o total das quatro edições anteriores. Desde o seu início, no ano letivo 2016-2017, o projeto conta já com 140 embaixadores envolvidos, 42.448 participantes, 494 parceiros complementares e 191 iniciativas realizadas”, adianta a UC.
O evento contou, ainda, com a presença do keynote speaker Christian Rôças (CEO do Porta dos Fundos), do vice-reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, do presidente da Direção-Geral da AAC, João Assunção, e de Lourdes Carvalho Simões e Pedro Carvalho, em representação do Santander Universidades.