25 Novembro 2021

ESA Space Solutions celebra sete anos de atividade no IPN

ESA Space Solutions celebra sete anos de atividade no IPN

O ESA Space Solutions Portugal celebrou ontem sete anos de atividade, numa cerimónia que decorreu no Instituto Pedro Nunes (IPN) e na qual participou o vereador da Economia, Empreendedorismo e Investimento da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Miguel Fonseca. Este é um programa coordenado pelo IPN, que já apoiou 42 startups, que desenvolvem tecnologia do espaço, no âmbito do ESA BIC Portugal e mais de 20 empresas no âmbito do ESA Business Applications. “É um projeto com um impacto fortíssimo na cidade, na região e no país, pela ligação ao setor espacial e incubação de algumas das mais importantes empresas espaciais portuguesas, como a Critical Software, a Active Space Technologies ou o nosso unicórnio, a Feedzai”, destacou Miguel Fonseca, que congratulou os responsáveis e elogiou os sucessos alcançados.

“Parabéns a todas e a todos os que trabalham diretamente no ESA Space Solutions Portugal e também no IPN, que tão bem tem levado a cabo a sua missão de promover a inovação e a transferência de tecnologia, ao estabelecer de forma irrepreensível a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo”, salientou o vereador Miguel Fonseca.

 

O autarca começou por elencar e elogiar alguns dos sucessos alcançados pelo projeto, que tem “um impacto fortíssimo na cidade, na região e no país, pela ligação ao setor espacial e incubação de algumas das mais importantes empresas espaciais portuguesas”. “É uma referência na economia do espaço, na captação de talento e conhecimento nesta área para ser usado em novas oportunidades de negócio, com o objetivo de trazer, como o próprio IPN indica, «o espaço para a Terra»”, destacou ainda.

 

O autarca elogiou igualmente o IPN, “uma instituição de referência do concelho”. “O IPN é hoje reconhecido pela sua aposta na investigação e desenvolvimento tecnológico, em consultoria e serviços especializados, pela incubação e aceleração de ideias e empresas e pela formação especializada e divulgação da ciência e tecnologia”, acrescentou, concluindo que “a Câmara Municipal e Coimbra devem-vos um profundo agradecimento, porque de facto é um orgulho enorme ter o IPN e primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia na nossa cidade”.

 

Na cerimónia – conduzida pelo diretor de Inovação do IPN, Jorge Pimenta – participaram também a presidente da direção do IPN, Teresa Mendes, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, Ricardo Conde, e Pedro Ferreira, da ANACOM. A seguir à cerimónia, tiveram a palavra algumas das novas startups incubadas no ESA BIC e outras que concluíram agora o seu período de incubação.

 

A CM Coimbra é parceira na implementação dos diversos programas promovidos pelo IPN no âmbito da Agência Espacial Europeia.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×