11 Dezembro 2021

CM de Coimbra, DG/AAC e AAC-OAF anunciam futuro Museu da Académica

CM de Coimbra, DG/AAC e AAC-OAF anunciam futuro Museu da Académica

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e a AAC – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF) anunciaram hoje a intenção de instalar o futuro Museu da Académica na Galeria Almedina do Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado). O anúncio contou com a presença de José Manuel Silva, João Assunção e Pedro Roxo.

O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, o presidente da DG/AAC, João Assunção, e o presidente da AAC-OAF, Pedro Roxo, reuniram-se hoje para anunciar o projeto piloto do Museu da Académia, a ser instalado proximamente na Galeria Almedina, do Museu Municipal da cidade. O museu terá uma entrada independente, pelo lado do Arco de Almedina.

 

A escolha do local para instalar o Museu foi concertada entre as três instituições, sendo a sua localização também simbólica do espaço em que se encontram os “futricas” e os estudantes. Para além desta questão simbólica, importa sublinhar que este é um local de grande destaque no circuito turístico da cidade.

 

Todo o projeto e a escolha do espólio do Museu estão em desenvolvimento, mas importa sublinhar que este espaço não vem substituir nem o Museu Académico nem a Sala de Troféus da Académica. O objetivo do futuro Museu passa por evidenciar a história desportiva, cultural e política da AAC, num local nobre, no coração da cidade, acrescentando valor à oferta museológica de Coimbra.

 

José Manuel Silva destaca “a concertação entre a CM de Coimbra, a DG/AAC e a AAC-OAF, que evidencia as sinergias que se começam já a multiplicar no concelho”, justificando que este é um projeto que estava a ser trabalhado há vários anos pela DG/AAC, sem ter o acolhimento por parte do anterior Executivo. “Este projeto tem um enorme potencial e a CM de Coimbra só poderia acolher e trabalhar com todo o afinco neste Museu”, acrescenta.

 

Por sua vez, João Assunção refere que “a constituição de um Museu da Associação Académica de Coimbra no coração da cidade de Coimbra permitirá à nossa instituição demonstrar a todos os estudantes, conimbricenses e turistas que nos visitam, a grandeza desportiva, cultural e de intervenção política que a história da AAC comporta”. “É, sem sombra de dúvida, o cumprir de um sonho de incontáveis gerações de academistas”, acrescenta o presidente da DG/AAC.

 

Já Pedro Roxo destaca que “a designação do espaço que futuramente acolherá o Museu da Académica significará não só a concretização de um sonho antigo de toda a Académica, como contribuirá para o aprofundamento das relações entre a AAC/OAF e a Casa-Mãe AAC, resultando no cumprimento de mais uma iniciativa conjunta entre as duas instituições, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, em que foram dados importantes passos para o engrandecimento do nosso emblema”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×