21 Dezembro 2021

Coimbra preside ao modelo de cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila

Coimbra preside ao modelo de cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião do executivo de ontem, uma proposta de adesão à cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila. Este modelo será executado pelos municípios de Coimbra – que vai presidir -, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tendo para isso um financiamento de 100.000 euros do Estado, através do Fundo Ambiental, com a duração de 36 meses. O objetivo passa por criar uma dinâmica partilhada de valorização desta área protegida.

O Município de Coimbra vai aderir e presidir ao modelo de cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila, que é uma área protegida de âmbito nacional que abrange uma área de 535 hectares, incluindo ainda os municípios de Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, que também integram este processo. O território do concelho de Coimbra integra 248,76 hectares da área total, cerca de 46% do Paul, incluindo o núcleo central.

 

Este é o culminar de um processo de negociação, que se desenvolve desde junho de 2020, entre as autarquias, o ICNF e o Governo, através da secretaria de Estado de Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

 

Na reunião de ontem, o executivo municipal de Coimbra aprovou a adesão ao modelo de cogestão, assumir a presidência da comissão e um protocolo de colaboração técnica e financeira, que garanta o desenvolvimento e a execução do modelo de cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila, com a duração de 36 meses e no montante de 100.000 euros, com o Fundo Ambiental e o ICNF, na qualidade de beneficiário.

 

“A participação dos municípios, e em particular do Município de Coimbra, do ICNF, da academia e de outras entidades no processo de cogestão desta área protegida pode representar uma mais-valia e impactes positivos na proteção dos seus valores naturais, potenciando padrões elevados de biodiversidade”, pode ler-se na informação técnica dos serviços, que realça ainda “o contributo deste modelo gestionário para o reforço do uso sustentável do território, envolvimento da comunidade científica, dinamização da educação ambiental das populações e da qualificação de atividades de turismo na natureza”.

 

Para além dos municípios, integram a Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paul de Arzila um representante do ICNF, um representante das instituições de ensino superior, um representante de organizações não-governamentais de ambiente e até três representantes de outras entidades, relevantes para o desenvolvimento sustentável dos territórios abrangidos pela área protegida.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×