4 Janeiro 2022

Escadas dos Lóios cortadas à circulação pedonal para requalificação

Escadas dos Lóios cortadas à circulação pedonal para requalificação

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai proceder à requalificação das escadas dos Lóios, a partir do próximo dia 05 de janeiro, com a duração prevista de 60 dias. A obra vai implicar o corte à circulação pedonal e está integrada no lote 1 da ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça.

Vai avançar mais uma frente da obra do lote 1 da empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça, que representa um investimento global de 2,5 milhões de euros e que a autarquia já deu início em maio, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

 

A partir de amanhã, 05 de janeiro, as escadas dos Lóios vão entrar em obras de requalificação, o que implicará o corte à circulação pedonal, previsivelmente durante 60 dias. Propõe-se como alternativa à circulação pedonal a Azinhaga do Cidral. A empreitada inclui a requalificação do pavimento, muros e corrimões, assim como o ajardinamento dos canteiros, com aplicação de sistema de rega. 

 

Recorde-se que esta empreitada, aprovada em maio e consignada em novembro pelo executivo municipal, ficou entregue à empresa Engiperfil, Lda., que venceu o concurso público, e representa um investimento de 295.171,51 euros (IVA incluído).

 

A obra visa a construção e remodelação de passeios na rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da ladeira dos Lóios, que inclui o caminho e as escadas dos Lóios. Este percurso pedonal integra a ligação entre a zona da Cumeada e a zona do Calhabé, onde se situa um importante polo educativo e uma zona desportiva e comercial, e que é, por isso, muito frequentada. A empreitada inclui ainda, na zona de Celas, uma intervenção na rua Bernardo de Albuquerque, para alargamento de passeios e priorização da circulação pedonal.

 

Recorde-se que a 15 de dezembro, a CM Coimbra consignou a empreitada referente ao lote 5, que prevê a requalificação urbana da zona de ligação da Rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes.  A obra será realizada pela empresa Civibéria – Obras Civis, SA., que venceu o concurso público, pelo valor de 834.008 euros (IVA incluído), que terá de ser executado em 390 dias.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×