O executivo municipal, deliberou favoravelmente na sua reunião de ontem, sobre o relatório do júri do concurso público internacional, aberto em fevereiro de 2021, que propunha a adjudicação do fornecimento, instalação, colocação em serviço e manutenção do sistema de bilhética para o Metrobus a um agrupamento de empresas constituído pela MEO e pela Card4B.
Um investimento global de 4.210.106,51 euros (IVA incluído), que surge na sequência da formalização, a 29 de dezembro de 2020, do protocolo interadministrativo entre a CM Coimbra e a Metro Mondego para a implementação do sistema de bilhética de transportes públicos no território dos municípios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo.
Recorde-se que Coimbra tem em fase final de desenvolvimento e de instalação nas viaturas do Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) um novo sistema de bilhética multimodal, cujo objetivo é que interligue com o futuro sistema do Metrobus agora adjudicado e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Uma aposta da Câmara Municipal num serviço que permite a integração tarifária entre os vários modos de transporte de passageiros e operadoras na rede municipal, possibilitando que os utilizadores necessitem apenas de um passe para circular dentro de todo o concelho. A implementação do novo sistema de bilhética multimodal representou um investimento superior a 1M€ e vai permitir o carregamento de títulos de transporte em máquinas de multibanco e a aquisição online de títulos de transporte. Uma operação que está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e tem previsto financiamento comunitário do programa operacional regional Centro 2020.