9 Fevereiro 2022

CM Coimbra é candidata a “Cidade Climaticamente Neutra e Inteligente”

CM Coimbra é candidata a “Cidade Climaticamente Neutra e Inteligente”

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou uma candidatura ao programa “Horizonte Europa”, da Comissão Europeia, no âmbito da missão “Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes”. A autarquia entende que Coimbra poderá ser um território diferenciador e de referência europeia para sejam atingidas as metas da neutralidade carbónica.

A Comissão Europeia tem como objetivo apoiar 100 cidades a tornarem-se climaticamente neutras e inteligentes em 2030, assegurando que estas se estabeleçam como centros de experimentação e de inovação e assim atingir as metas da neutralidade carbónica possibilitando que todas as restantes sigam o seu exemplo até 2050.

 

A CM Coimbra entende que a cidade possui diversos ecossistemas de inovação tecnológica associados às empresas, às incubadoras ancoradas às equipas de ensino e investigação da Universidade e Politécnico e conjunto de atores habilitados para a constituição de redes nacionais e internacionais que podem contribuir para a adoção e reprodução de modelos de desenvolvimento sustentáveis baseados numa economia de baixo carbono.

 

A candidatura visa não desperdiçar esta oportunidade e colocar Coimbra na senda das grandes cidades da Europa que poderão vir a ser um exemplo da neutralidade carbónica, da adaptação às alterações climáticas e das cidades inteligentes, apesar da competição ser complexa e de possuir cidades e territórios com uma vasta experiência e dinâmica nas políticas municipais ambientais.

 

O foco nas cidades prende-se com o facto de estas serem responsáveis por mais de 70% das emissões globais de CO2 e acolherem 75% dos cidadãos da União Europeia, estando assim numa posição privilegiada para testar novas formas de trabalhar e de viver. Ao que acresce o facto de serem centros de atividade económica, de geração de conhecimento, de inovação e de surgimento novas tecnologias. Assim, Coimbra quer estar na linha da frente da descarbonização, tendo manifestado através da candidatura ao programa “Horizonte Europa” a disponibilidade em integrar a rede de 100 cidades europeias climaticamente neutras e inteligentes.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×