22 Fevereiro 2022

CM de Coimbra promove ação de sensibilização “Ler Diferente – O Sistema Braille”

CM de Coimbra promove ação de sensibilização “Ler Diferente – O Sistema Braille”

No próximo dia 5 de março, às 15h00, tem lugar, na Sala Francisco de Sá de Miranda (Casa Municipal da Cultura), a iniciativa “Ler Diferente – O Sistema Braille”. A ação de sensibilização para a importância do braille como forma de leitura, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, será protagonizada por Luís Filipe Barata, responsável pela produção de documentos em braille e em formatos alternativos, nos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

A iniciativa “Ler Diferente – O Sistema Braille”, dirigida ao público em geral, é organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Biblioteca Municipal de Coimbra e, particularmente, do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais aí existente. O objetivo da ação para pela perspetiva de promoção da inclusão e dinamização do acervo existente nos serviços municipais.

 

A adesão à sessão de sensibilização, marcada para o dia 5 de março, às 15h00, na Sala Francisco de Sá de Miranda (Casa Municipal da Cultura), com duração de cerca de duas horas, é gratuita, mas sujeita a uma lotação de 80 lugares. As pessoas interessadas em participar devem proceder a uma inscrição prévia (obrigatória), por email (leitura.especial@cm-coimbra.pt), por telefone (239702630), ou presencialmente (no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal de Coimbra).

 

Esta ação tem como objetivo dar a conhecer o sistema braille (inventado por Louis Braille, em 1825), a sua importância para as pessoas cegas nas diferentes facetas da vida e explicar o funcionamento deste sistema: o alfabeto braille, os números no sistema braille, os símbolos compostos, o braille informático, e ainda mostrar como o braille se pode conciliar com as novas tecnologias e analisar as perspetivas de futuro do sistema braille.

 

Pretende-se também fomentar a compreensão da forma como se efetua a leitura e a escrita das pessoas cegas e quais os instrumentos utilizados, assim como as estratégias utilizadas pelas pessoas com deficiência visual para que possam comunicar, obter informações, ter acesso ao conhecimento, ser incluídas na sociedade e exercer a cidadania. A sessão procurará, igualmente, sensibilizar o público normovisual para as exigências e desafios a que as pessoas cegas estão sujeitas, no seu dia a dia, e eventuais interesses que possam manifestar, desde o trabalho até ao acesso à cultura e ao lazer.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×