25 Fevereiro 2022

Embaixador de Israel em visita ao projeto “Coimbra Judaica”

Embaixador de Israel em visita ao projeto “Coimbra Judaica”

O Embaixador de Israel em Portugal, Dor Shapira, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, ontem. Dor Shapira teve ainda a oportunidade de, juntamente com José Manuel Silva e a equipa do Museu Municipal que coordena o projeto “Coimbra Judaica”, visitar diversos espaços ligados à história dos judeus em Coimbra, designadamente o mikveh

Ontem, o Embaixador do Estado de Israel em Portugal, Dor Shapira, deslocou-se a Coimbra para visitar o mikveh e a exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”. Recebido nos Paços do Concelho por José Manuel Silva, para uma reunião e troca de presentes institucionais, o embaixador dirigiu-se posteriormente à estrutura de banhos rituais de purificação judaicos, acompanhado pelo edil e pela equipa do Museu Municipal que coordena o projeto “Coimbra Judaica”.

 

Impressionado pelo bom estado de conservação do achado arqueológico, Dor Shapira manifestou de imediato a sua vontade em cooperar com a autarquia na investigação do espaço, dada a importância que o mesmo tem para a história e cultura do povo hebraico. Por sua vez, José Manuel Silva afirmou que “o estudo e certificação do mikveh é uma prioridade deste executivo, pois trata-se de uma estrutura única em Portugal que se quer aberta à fruição pública para projetar Coimbra como um hub de turismo judaico”.

 

A visita do embaixador de Israel terminou na exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, instalada no Pátio da Inquisição, na qual o embaixador pode constatar a evolução da presença dos seguidores da Lei Mosaica na região de Coimbra desde a Idade Média até aos alvores da Época Moderna. Recorde-se que a exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00, encerrando aos domingos, segundas-feiras e feriados.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×