15 Fevereiro 2022

Vice-presidente da Conferência Europeia de Rabinos visita mikveh de Coimbra

Vice-presidente da Conferência Europeia de Rabinos visita mikveh de Coimbra

O Conselheiro do Grande Rabino da França e vice-presidente da Conferência Europeia de Rabinos, Moshé Lewin, visitou, recentemente, diversos espaços ligados à história dos judeus em Coimbra, designadamente o mikveh descoberto na rua Visconde da Luz.

Moshé Lewin visitou Coimbra, na semana passada, tendo sido acompanhado por uma equipa da Câmara Municipal de Coimbra, que coordena o projeto museológico “Coimbra Judaica”. A visita incluiu passagem pelo mikveh (banhos rituais de judaicos) descoberto na Baixa de Coimbra, seguindo depois para a Judiaria Velha da cidade.

 

Lewin foi também recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, com quem privou durante cerca de meia hora, dando conta de como ficara impressionado com a riqueza patrimonial e histórica de Coimbra. Por sua vez, José Manuel Silva garantiu que estão a ser feitos todos os esforços pela autarquia de forma a dignificar o património judaico que tem sido descoberto. “Com as novas descobertas que têm sido feitas em Coimbra, já demos indicação para que prossiga esse caminho de investigação arqueológica, histórica, museológica, patrimonial, para conhecermos melhor a vivência dos judeus na nossa cidade. E que se possam conjugar os esforços dos vários departamentos da Câmara e dos vários conhecimentos das instituições da cidade, em particular a Câmara e a Universidade, para prosseguirmos, exatamente, nesse caminho de conhecimento e investigação”, garantiu o autarca.

 

Da parte da tarde, Moshé Lewin visitou o espaço onde outrora se situou a Judiaria Nova, na atual rua Nova, terminando o seu percurso na exposição de longa duração “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”, instalada pela Câmara de Coimbra no Pátio da Inquisição. Recorde-se que a exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 13h00 às 18h00, encerrando aos domingos, segundas-feiras e feriados.

 

Os responsáveis pela vinda do rabino a Coimbra foram David Kessel, artista plástico parisiense de origem israelita radicado em Portugal, e o arquiteto Ilya Semionoff, autor de projetos ligados à reabilitação do património histórico.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×