8 Março 2022

CM Coimbra e Metro Mondego protocolam colaboração relativa ao arranjo urbanístico da Via Central

CM Coimbra e Metro Mondego protocolam colaboração relativa ao arranjo urbanístico da Via Central

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião do executivo de ontem, uma proposta de protocolo de colaboração a estabelecer com a Metro Mondego relativamente ao arranjo urbanístico da Via Central. Para além de outras intervenções pontuais de menor escala, está prevista “a demolição do corpo tardoz do edifício conhecido como Casa Aninhas, a execução de uma nova fachada no edifício remanescente, as obras de urbanização no espaço público e a elaboração dos projetos de execução necessários para a definição detalhada das intervenções”, pode ler-se no protocolo. Na mesma reunião foi aprovado que a vereadora Ana Bastos será a representante do município na Assembleia Geral da Metro Mondego, S.A..

Com várias empreitadas já em curso para a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego e depois de aprovado, em fevereiro de 2021, o projeto de execução da Linha do Hospital, apresentado pela Infraestruturas de Portugal, a CM Coimbra e a Metro Mondego vão estabelecer um protocolo que estabelece os termos em que serão efetuadas as intervenções necessárias para a concretização do projeto de requalificação do espaço público entre a Via Central e a Praça 8 de Maio.

 

 

A informação aprovada na reunião de ontem do executivo municipal, da autoria da vereadora Ana Bastos, que tem competências delegadas na área das infraestruturas, espaços públicos, transportes, mobilidade, edifícios e equipamentos municipais, assinala que este protocolo tem em vista “retomar a solução aprovada em 2010, ou seja, a demolição do tardoz da Casa Aninhas”. Nesse sentido, a CM Coimbra “cede graciosamente o edifício à Metro Mondego para demolição, mantendo a dominialidade da parcela do terreno”, ficando estabelecido que “a libertação do edifício deverá ocorrer até julho de 2022”, salienta também a autarca.

 

Já a Metro Mondego (MM) “assume os custos da demolição e do projeto de requalificação da fachada em articulação com o reordenamento da praça, associada ao cais da estação”, ficando ainda “sob a responsabilidade da MM a construção do remate posterior do alçado posterior da Casa Aninhas”, evidencia.

 

Sobre o projeto de execução da Linha do Hospital, aprovado em fevereiro de 2021 – no qual foi decidido não demolir o tardoz da Casa Aninhas, optando-se por uma solução de ligação pedonal por recurso a um vazamento ao nível do rés-do-chão -, a vereadora Ana Bastos classifica como uma “solução de recurso, embora merecendo a concordância do dono da obra, Infraestrutura de Portugal”, que foi “sempre assumida como uma debilidade e deficiência do sistema, já que seria potenciadora de criação de um canal de circulação pedonal exíguo, fechado, com tendenciais problemas de salubridade e portanto pouco atrativo”. Por essa razão, e “em total articulação” entre a CM Coimbra e a Metro Mondego, “foi decidido repensar e reanalisar esta solução”, atendendo a que não se considera aceitável que seja a própria autarquia a contribuir para a criação de uma desconformidade de projeto, “com impactes em termos de segurança pessoal e rodoviária, ou a impedir a reabilitação e requalificação daquela praça”, salienta a vereadora.

 

 

Na informação endereçada ao executivo municipal, Ana Bastos evidencia ainda que a solução aprovada “envolve, para além de problemas de segurança, visibilidade e salubridade, na ótica do peão, sérios riscos de embate dos veículos (designadamente com os espelhos) no edifício, uma vez que o pilar/parede se situar à face do lancil, o que justifica uma ligeira redução pontual da largura da faixa de rodagem”.

 

O protocolo agora aprovado vem estabelecer que compete à CM Coimbra validar o projeto de execução das alterações a efetuar no edifício da Casa Aninhas; tornar devoluto, num prazo de seis meses após a entrada em vigor do presente protocolo, da parcela da Casa Aninhas que será objeto de intervenção; aprovar o projeto de execução da praça; gerir e manter o espaço público de utilização municipal que ficará disponível no final da intervenção, ficando esta gestão regulada nos termos do protocolo.

 

Já a Metro Mondego assume a responsabilidade de contratar a elaboração dos projetos de execução das intervenções a realizar na Casa Aninhas e na praça anteriormente referidas, suportando os respetivos encargos; validar os projetos de execução; executar as obras a realizar na Casa Aninhas, sejam estas de demolição ou de execução de uma nova fachada no limite da zona demolida, suportando os respetivos encargos; executar as obras de urbanização da praça.

 

É ainda referido que os trabalhos subjacentes à intervenção “poderão ser contratados diretamente pela MM ou integrados na empreitada de construção da Linha do Hospital, caso essa possibilidade venha a ser aceite pela Infraestruturas de Portugal, SA.”, assim como que “a eficácia do presente protocolo está condicionada à sua ratificação pelas tutelas setorial e financeira da MM”.

 

Na mesma reunião foi aprovado que a vereadora Ana Bastos será a representante do município na Assembleia Geral da Metro Mondego, S.A..

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×