O maratonista Hermano Ferreira, o remador Ricardo Paula e o par de ginastas Matilde Cruz e João Carreira foram hoje homenageados pela CM Coimbra pelos resultados desportivos alcançados na época desportiva em curso.
Na cerimónia, depois de parabenizar os atletas, o presidente da autarquia salientou “a dedicação à prática desportiva, que levou o nome da cidade e do concelho de Coimbra aos lugares mais longínquos do mundo”. José Manuel Silva aproveitou ainda o momento para fazer uma analogia entre o trabalho do executivo camarário e o trabalho dos atletas nas diversas modalidades: “também nós na Câmara fazemos uma maratona de quatro anos, mas com sprints diários”, referiu dirigindo-se a Hermano Ferreira; “na Câmara também remamos diariamente e, muitas vezes, contra a maré”, disse para Ricardo Paulo”; e finalmente, dirigindo-se a Matilde Cruz e João Carreira, referiu que “na Câmara também fazemos muita ginástica com um orçamento muito difícil de gerir”.
Por sua vez, o vereador do Desporto, Carlos Lopes, que explicou que “a homenagem se enquadra no reconhecimento que este Município pretende fazer aos atletas que se distinguem pelos seus resultados, colocando o nome de Coimbra no contexto desportivo internacional”.
Hermano Ferreira alcançou o recorde distrital da Maratona e apurou-se para o Campeonato da Europa de Atletismo 2022. O maratonista já alcançou uma medalha de prata, por equipas, no Campeonato da Europa de Juniores. Em 2009, 2010 e 2011 venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus em estrada, tendo sido também Campeão Nacional de Estrada (2010). Já representou várias vezes a Seleção Nacional em Campeonatos da Europa e Mundo, venceu a São Silvestre de Lisboa (por cinco vezes) e a de Coimbra, tendo sido por diversas vezes o melhor português na Meia Maratona de Portugal e de Lisboa.
Já Ricardo Paula foi vice-campeão Mundial de Remo Indoor 2022. Já com uma carreira de 27 anos como atleta federado, o remador conquistou mais de 40 títulos de Campeão Nacional de Remo, entre os quais se contam 12 títulos de Campeão Nacional Absoluto de Remo Indoor e três títulos nacionais em Shell de 8 com timoneiro Absoluto Masculino, a prova rainha da modalidade. Foi atleta da equipa nacional de remo de 2000 a 2006, tendo sido o titular da Melhor Marca Nacional do ano em Remo Indoor em 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. É, de momento, o detentor da Melhor Marca Nacional em Remo Indoor do presente ano (2022).
O par de ginastas Matilde Cruz e João Carreira conquistaram o quarto lugar na competição mundial por grupo de idade em Ginástica Acrobática, que se realizou recentemente em Baku. João Carreira (16 anos) e Matilde Cruz (11 anos) tornaram-se uma equipa (par misto) a partir de setembro de 2020. Numa temporada marcada pela COVID-19 e por vários períodos de inatividade, conseguiram sagrar-se Campeões Territoriais e Nacionais na categoria de juvenil, em julho de 2021. Nesse mesmo mês alcançaram o convite para representar a seleção portuguesa na CEGI – Competição Europeia por Grupos de Idade, que decorreu em Pesaro (Itália), em setembro de 2021.
Mantendo o foco competitivo e de treino, e não obstante terem uma mudança de escalão (para 12-18 anos), atingiram resultados nas provas de apuramento para a Competição Mundial por Grupos de Idade que lhes permitiram a seleção para o Campeonato Mundial que decorreu em Baku, entre 03 e 06 de março. Superando todas as expetativas conseguiram apurar-se para a final e obter um fabuloso quarto lugar, entre os 23 concorrentes de todo o mundo.