14 Março 2022

Coimbra regista quase 90 famílias disponíveis a acolher refugiados

Coimbra regista quase 90 famílias disponíveis a acolher refugiados

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra regista já 87 famílias dispostas a receber refugiados ucranianos, 17 das quais segundas habitações completas, menos de uma semana depois de ter aberto o formulário, informou hoje o município.

O Banco de Famílias para Acolher Refugiados Ucranianos (que continua disponível aqui) criado na quarta-feira pela CM de Coimbra, que tem objetivo levantar a disponibilidade de particulares para apoiar ucranianos que fogem da guerra no seu país, conta já com 139 respostas, 87 das quais relativas a alojamento. Para além das ofertas de alojamento, estão já sinalizadas sete ofertas de emprego, sete pessoas disponíveis para serviços de tradução e interpretação e oito para apoio psicológico aos refugiados que se queiram instalar em Coimbra.

 

Hoje, partiu de Coimbra um camião com bens recolhidos pela Câmara de Coimbra para a Polónia, junto à fronteira com a Ucrânia. No local, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, salientou que esse era apenas “um passo” que a autarquia dava no apoio ao povo ucraniano, salientando que a Câmara está a sinalizar famílias com disponibilidade para acolher refugiados estando também à procura de outros locais que os possam acolher.

 

A Coimbra, já chegaram “uma dúzia de refugiados através de pessoas conhecidas”, referiu o autarca, salientando que o município já contactou a Embaixada da Ucrânia, disponibilizando-se para receber “mais refugiados”. “Estamos a desenvolver contactos [e a identificar espaços] para termos boas condições para receber mais refugiados”, frisou, salientando que o concelho tem capacidade para receber várias centenas de refugiados.

 

No entanto, José Manuel Silva sublinhou que o maior desejo de Coimbra “é que a invasão da Ucrânia termine”. “Esse é o nosso primeiro desejo, mas, se for necessário, estamos preparados para receber centenas de refugiados”, acrescentou.

 

LUSA | CM Coimbra

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×