7 Março 2022

Companhia Paulo Ribeiro prepara-se para se instalar em Coimbra

Companhia Paulo Ribeiro prepara-se  para se instalar em Coimbra

Negociações com a autarquia estão em fase final para que o coreografo passe a trabalhar no Convento São Francisco ainda no primeiro semestre

A Companhia Paulo Ribeiro, uma das principais referências nacionais de dança contemporânea, vai passar a trabalhar em Coimbra, a partir do Convento São Francisco. O coreógrafo esteve recentemente na cidade em visita aos vários locais, sendo que as negociações com a autarquia entram, agora, na fase final. O objetivo é que, ainda durante o primeiro semestre deste ano, a Companhia passe a trabalhar em pleno a partir daquela é que uma das cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura 2027.

 

A Companhia Paulo Ribeiro tem mais de 25 anos de existência. Paulo Ribeiro   foi diretor-geral e artístico do Teatro Viriato (entre 1998 e 2003 e, depois, entre 2006 e 2016), do Ballet Gulbenkian (entre 2003 e 2005), da Companhia Nacional de Bailado (2016-2018), tendo estado envolvido no lançamento das bases da futura Casa da Dança em Almada (2019-2020). A Companhia, até aqui residente no Teatro Viriato, em Viseu, pretende manter a colaboração e o trabalho desenvolvido com Viseu e desenvolver os laços com outras companhias nacionais e internacionais, projetando a dança para novas dimensões.

 

A intenção de criar em Coimbra uma companhia profissional de bailado já havia sido manifestada pela autarquia há cerca de um ano, estando agora o novo executivo liderado por José Manuel Silva fortemente empenhado na sua concretização. “A vinda para Coimbra da Companhia Paulo Ribeiro é um sinal claro e inequívoco da importância que damos à cultura e às estruturas profissionais. Coimbra não quer apenas ser palco de exibições. Quer ser centro de criação”, afirma o presidente.

 

Já Paulo Ribeiro manifesta o agradecimento pelo convite, não deixando de relembrar os vários anos de ligação Viseu: “Estou profundamente grato por esta oportunidade e pela possibilidade de trabalhar a partir de uma cidade como Coimbra e de um equipamento como o Convento São Francisco, um dos melhores do país. Não posso deixar também de manifestar o meu reconhecimento a Viseu, aos seus vários executivos e principalmente ao público que sempre nos acarinhou. Continuaremos a trabalhar de mãos dadas”.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×