Os “Sítios Mágicos” vão terminar já este fim de semana, com Peter Wardell e Nando Caneca. Em Coimbra, os espetáculos de magia decorrem na Casa da Escrita, quer no sábado, quer no domingo, às 11h00 e às 17h00. Em Condeixa, as sessões realizam-se às 11h00 e às 14h30 de sábado e domingo, na Ruína e Museu Monográfico de Conímbriga – Museu Nacional. Já em Montemor as sessões decorrem no Castelo, pelas 14h30 e 17h00, em ambos os dias.
Todas as sessões de magia são precedidas de uma apresentação sobre o enquadramento histórico e cultural dos três espaços que acolhem as ações, que são de entrada gratuita, embora sujeita a reserva através da Ticketline. A adesão ao evento requer uso obrigatório de máscara para maiores de 12 anos.
O projeto “Sítios Mágicos”, com direção artística do mágico Luís de Matos, é financiado por fundos europeus tendo garantido, entre abril de 2021 e março de 2022, uma programação cultural itinerante que levou a diferentes espaços de significativo valor histórico e patrimonial dos três municípios parceiros atividades integralmente gratuitas.
Milhares de espectadores, com forte participação do público infantojuvenil e famílias, aderiram às inúmeras sessões de magia. A participação de dezenas de crianças e jovens (dos 10 aos 17 anos) nas turmas da Escola de Magia (que esteve em curso entre abril e agosto de 2021 em Coimbra, Condeixa e Montemor) deu a oportunidade de subir a palco, a par com mágicos internacionais, para um espetáculo onde demonstraram publicamente as aprendizagens realizadas no âmbito dos cursos de iniciação à arte mágica integrados no projeto intermunicipal. Já as Galas de Magia passaram por Coimbra, Condeixa e Montemor, no passado mês de setembro.
O projeto teve como objetivo dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais dos territórios aderentes, pretendendo envolver as suas populações em experiências artísticas que promovessem a cultura e o património cultural e natural nos três concelhos abrangidos.