O Convento São Francisco vai acolher, no próximo fim de semana, duas peças da cooperativa cultural “Teatro O Bando”. “Paraíso – A Divina Comédia” sobe ao palco do grande auditório na noite de sábado, 05 de março. Nesta encenação de João Brites, com duração de 90 minutos, Pedro Gil é um Dante solitário em diálogo interior com uma muito singular paixão e a plasticidade vocal de Sara Belo continua a dar corpo à inatingível Beatriz.
Esta coprodução do Teatro Nacional D. Maria II tem participação especial de Fabian Bravo, Inês Gregório, Maria Taborda, Nisa Eliziário, Rita Brito e Suzana Branco. Com eles estará uma surrealista banda de sopros que mistura o corpo dos instrumentistas com os instrumentos como se fosse a obra inacabada de um ceramista louco, num espetáculo que pretende contribuir para a investigação que se faz e continuará a fazer em torno do Paraíso que Dante Alighieri imaginou.
Já na tarde de domingo, a Black Box vai acolher “Joana”, no âmbito do Dia Internacional da Mulher. Também com encenação de João Brites, este é um texto criado a partir de “Silêncio” e “Saga” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Suzana Branco é Joana, num monólogo com muitas personagens dentro, que tem a duração de 45 minutos.
Num registo intimista e de grande simplicidade, este é um espetáculo onde a representação, a abstração e o simbolismo são ferramentas usadas à vista de todos, permitindo que os poucos elementos cenográficos presentes permitam navegar naquele mar, embarcar no navio, sentir o cheiro do convés, observar os portos ao sabor das palavras de Sophia, encantatórias e pungentes.