5 Abril 2022

CM de Coimbra retoma programa regular de visitas guiadas presenciais com programa até ao final do ano

CM de Coimbra retoma programa regular de visitas guiadas presenciais com programa até ao final do ano

A Câmara Municipal de Coimbra retoma, na próxima quinta-feira, dia 7 de abril, a programação das visitas guiadas em regime presencial, com guias intérpretes credenciados, após um interregno devido à situação pandémica, com uma visita dedicada a “São Teotónio, primeiro Santo de Portugal”. Um conjunto de cerca de 40 temáticas darão corpo à programação das visitas guiadas para este ano, que destacam diversos aspetos da cultura e história da cidade. O acesso às visitas é gratuito, mas feito mediante inscrição prévia.

Na próxima quinta-feira, dia 7 de abril, às 15h00, a autarquia retoma as visitas guiadas em regime presencial, com uma visita dedicada a “São Teotónio, primeiro Santo de Portugal”. O ponto de encontro para acompanhamento da visita é junto à entrada dos Paços do Concelho (Praça 8 de Maio) e o desenvolvimento da visita decorre no Mosteiro de Santa Cruz (com destaque para a Capela-mor, Capela São Teotónio e Santuário).

 

Centrada na figura de São Teotónio, a visita vai explorar a vida do santo português, primeiro prior da grande casa monástica de Coimbra, intimamente ligada à história da cidade e à formação de Portugal. A visita abarca a cultura e a visão de um legado patrimonial pouco conhecido e raramente associado à cidade, contribuindo para um conhecimento mais abrangente da cidade com o mundo espiritual, e para o carácter intelectual e geográfico de Coimbra, para o enriquecimento da história universal.

 

O calendário das visitas guiadas, subordinadas a temas diversos, estende-se até ao final do ano em curso, com o propósito de promover e divulgar não apenas a história e a cultura locais como também dar a conhecer o património edificado, natural e imaterial existente em Coimbra.

 

O acesso às visitas é gratuito, mas feito mediante inscrição prévia, através do telefone n.º 239702630 (Divisão de Cultura e Promoção Turística) ou presencialmente, junto da receção da Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). As visitas decorrem com um mínimo de seis e um máximo de 25 inscritos, sendo obrigatório o uso de máscara.

 

 

 

 

As visitas guiadas temáticas voltam, assim, a integrar a agenda cultural e turística do município com a regularidade que sempre caracterizou o projeto municipal, antes da situação epidemiológica provocada pela doença de COVID-19.

 

 

Programação das visitas guiadas organizadas pela CM de Coimbra para o ano de 2022:

 

ABRIL

Dia 07 abril | SÃO TEOTÓNIO, PRIMEIRO SANTO DE PORTUGAL

Visita guiada centrada na figura de São Teotónio, primeiro santo português e primeiro prior da grande casa monástica de Coimbra intimamente ligada à história da cidade e à formação de Portugal.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Itinerário: Mosteiro de Santa Cruz [Capela-mor, Capela de São Teotónio e Santuário].

 

Dia 19 abril | Encontro com Saramago na Alta de Coimbra

JOSÉ SARAMAGO, VIAJANTE EM COIMBRA | Conjunto de visitas guiadas, no âmbito do Centenário do Nascimento de José Saramago, que recriam a viagem feita pelo Prémio Nobel da Literatura na cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, publicada na obra “Viagem a Portugal”. Ao longo destes itinerários será focada não só a biografia e obra do autor, mas também aspetos histórico-artísticos dos diferentes locais.

Durante os percursos serão lidos e descodificados excertos da referida obra, que serve de guião aos itinerários.

Custo da visita: [Sé Nova] [€]

Ponto de encontro: Ao cimo da Couraça de Lisboa [junto ao Justiça e Paz]

Itinerário: Couraça de Lisboa, Paço das Escolas [exterior], Casa dos Melo [exterior] e Sé Nova [interior].

 

 

Dia 21 abril | COLÉGIOS DA ALTA – PATRIMÓNIO MUNDIAL

Visita guiada que tem por base os edifícios dos antigos Colégios Universitários da Alta, focando a sua importância e aspetos histórico-culturais relacionados com a temática.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo D. Dinis

Itinerário: Colégio de São Bento, Colégio de São Jerónimo, Real Colégio das Artes, Colégio de Jesus, Colégio de Santa Rita, Colégio de Santo António da Pedreira, Colégio da Trindade.

 

Dia 26 abril | A COIMBRA DE ZECA AFONSO

Visita guiada a espaços [exteriores] ligados à vida deste cantautor em Coimbra, ao longo da qual será focada a sua biografia, a sua obra e contributo na Canção de Coimbra focando aspetos histórico-culturais ligados às vivências e tradições académicas património imaterial da humanidade.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo Dom Dinis

Itinerário: Faculdade de Letras, Rua da Matemática, Travessa da Matemática, Rua do Loureiro, Rua de São Salvador, Largo da Sé Velha, Beco da Carqueja, Rua Joaquim António de Aguiar, Largo da Portagem e Rua Ferreira Borges.

 

Dia 28 abril | IRMÃ LÚCIA E A ROTA CARMELITA

Visita guiada que pretende associar-se à recém operacionalizada Rota Carmelita, através de um itinerário que procura valorizar o património da cidade.

Custo da visita: [Memorial] [€]

Ponto de encontro: Entrada do Memorial Irmã Lúcia

Itinerário: Memorial, Igreja do Carmelo de Santa Teresa, estátua Irmã Lúcia, Jardim dos Patos, Jardim Botânico, Porta da Traição

MAIO

03 de maio | 15h00 | Coimbra, Um Outro Olhar

Visita guiada a vários espaços, ruas, travessas e becos da Alta de Coimbra que foram palco de inúmeras estórias e vivências na cidade.

Desde a época romana que se conhece a ocupação e afinidade das populações por esta colina e seus campos férteis à beira rio, estrategicamente situada e facilmente defensável pelos seus ocupantes.

Mais tarde, a cidade de Coimbra é escolhida para capital do Reino de Portugal e rapidamente atinge o seu auge e hegemonia, nas diferentes áreas, arquitetónica, cultural e artística.

Centro de multiculturalidade, a cidade vê ser reconhecida a sua pluralidade com a implantação definitiva da maior instituição de ensino em Portugal, a Universidade.

Esta visita guiada tem por objetivo realçar e avivar memórias, vivências e estórias, tradições e aspetos histórico-culturais da cidade, cantores e compositores, políticos e filósofos, prémios nobel e cientistas, entre muitos e muitos outros que foram/são a essência da nação portuguesa, hoje ilustremente reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.

Custo da Visita: gratuito

Ponto de encontro: Largo Dr. José Rodrigues (em frente ao Museu Municipal de Machado de Castro)

 

Dia 05 maio | ARQUITETOS E ARQUITETURA MODERNA

Visita focada na evolução da cidade, com base no espaço que medeia o Jardim da Sereia e o Mosteiro de Santa Cruz, relacionando-a com o desenvolvimento desta casa religiosa, desde a sua fundação até à atualidade.

Fundado no reinado de D. Afonso Henriques, o Mosteiro de Santa Cruz é considerado como a mais importante casa monástica da primeira dinastia e marca um período elementar na formação da identidade de Portugal, contribuindo para a afirmação política de Coimbra durante a fundação do reino. Estendia-se da baixa até à Quinta de Santa Cruz e integrava várias unidades fundamentais à vida da comunidade: horta, celeiro, enfermaria e espaços de lazer protegidos pela sua cerca monacal.

Com início no Jardim da Sereia, a visita tem por objetivo reviver os espaços outrora pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz, a vivência e atividade dos seus Cónegos Regrantes, evidenciando o património deste espaço citadino central, cujo perímetro se revelou de vital importância para Coimbra.

 

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Em frente ao elevador do Mercado Municipal D. Pedro V

Itinerário: Pavilhão do Peixe do Mercado Municipal D. Pedro V, antigo edifício dos CTT, Edifício da Caixa Geral de Depósitos, Edifício do “Instituto Pasteur”, início da Rua Corpo de Deus, Edifício Chiado, Banco de Portugal e Ponte de Santa Clara.

 

Dia 10 maio | MEMÓRIAS DE SANTA CRUZ – DO JARDIM DA SEREIA AO ADRO DE SANTA CRUZ

A visita guiada Memórias de Santa Cruz – do Jardim da Sereia ao Adro de Santa Cruz tem por foco a evolução da cidade no espaço que medeia o Jardim da Sereia e o Mosteiro de Santa Cruz, relacionando-a com o desenvolvimento desta casa religiosa, desde a sua fundação até à atualidade.

Custo da visita: Gratuito

Local de Encontro: Átrio da Casa Municipal da Cultura

Itinerário: Parque de Santa Cruz [Fonte da Nogueira | Jogo da Pela], Praça da República, Avenida Sá da Bandeira, Mercado D. Pedro V [exterior], Jardim da Manga e Praça 8 de Maio.

 

Dia 12 maio | RUAS DA ALTA

Visita guiada pelas ruas da alta de Coimbra, focando as vivências, memórias, tradições e aspetos histórico-culturais, patrimoniais edificados e imateriais da cidade.

Tendo Coimbra algum do seu património classificado pela UNESCO torna-se imperativo, cada vez mais, criar uma consciência coletiva para a preservação do espaço edificado, cultural e imaterial estando alguns destes e outros bens ainda pouco divulgados.

De uma vasta riqueza patrimonial, cultural e imaterial, Coimbra, ao longo dos séculos, foi formando, na consciência nacional, um conceito de multiculturalidade e uma identidade única, através da sua pluralidade intelectual, da sua expressão cultural, profissional e do seu associativismo. Este percurso dá continuidade à linha de promoção dessa identidade multicultural e de tolerância intelectual sempre presente nas vivências urbanas conimbricenses, no pormenor arquitetónico e patrimonial existente, nas suas histórias atraindo, deste modo, um maior número de visitantes a este espaço nobre da cidade.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo D. Dinis

Itinerário: Rua do Arco da Traição, Rua de São Pedro, Rua José Falcão, Rua Dr. Guilherme Moreira, Colégio dos Grilos, Palácios Confusos, Rua das Esteirinhas, Casa da Nau, Beco das Cruzes, Rua Fernandes Tomás, Colégio de Santo António da Estrela, Couraça da Estrela, Portagem.

 

Dia 17 maio | SABORES DE COIMBRA

Visita guiada que tem como objetivo abordar a doçaria conventual, por forma a valorizar e divulgar o património doceiro de Coimbra, avivando a memória com os aromas e paladares de outrora e dando a conhecer aos participantes a importância dos Conventos e Mosteiros de Coimbra, a sua história e contributo para aquela que é hoje considerada a doçaria regional de Coimbra, de que são exemplo os de Santa Clara, Sant’Ana e Santa Maria de Celas.

Seguindo um receituário sigiloso nas diferentes casas religiosas, guardado sob juramento de não transmissão, os doces conventuais, a partir de 1834 (data da extinção das Ordens Religiosas em Portugal), contribuíram para a imperiosa subsistência dos Conventos e Mosteiros, iniciando-se, a partir de então, a sua comercialização fora das cercas que, durante séculos, os preservaram.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Escadaria do Convento São Francisco

Itinerário: Santa Clara a Velha [exterior], Ponte de Santa Clara, Portagem, R. Ferreira Borges e Praça 8 de Maio.

 

Dia 19 maio | Coimbra vista por Saramago

Em ano de centenário do nascimento de José Saramago, esta visita guiada recria etapas do passeio feito pelo “viajante” na cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, narrado na obra “Viagem a Portugal”, que servirá de guião do percurso ao longo do qual serão lidos e descodificados excertos referentes aos locais vivenciados pelo autor na nossa cidade.

A visita pretende despertar a curiosidade para a vida e obra do Prémio Nobel da Literatura Portuguesa e o seu contributo na afirmação e desenvolvimento do património literário português, com especial enfâse no contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura, ajudando, desta forma, a introduzir novos recursos promocionais da nossa cidade a todos quanto nos visitam.Custo da visita: Gratuito*

Ponto de encontro: escadaria da Sé Velha

Itinerário: Sé Velha, Torre de Anto, Casa de Sub-Ripas, Mosteiro de Santa Cruz e Jardim da Manga.
 Hora:10h30 às 17h30 [A visita pressupõe pausa para almoço livre]

 

Dia 24 maio | DA INQUISIÇÃO À ABOLIÇÃO DA PENA DE MORTE

Visita guiada que contextualiza, através de aspetos histórico-artísticos, espaços da cidade ligados à Santa Inquisição e suas ações. Integra a observação de espaços (exteriores) associados ao período em que este poderoso Tribunal da Fé esteve instalado em Coimbra, relacionando-o com o seu desenvolvimento em Portugal, desde a sua fundação até à sua extinção. O momento, marcante, moldou toda uma nova geração de pensadores e, por conseguinte, formou uma nova consciência que mudou a forma de sentir e de estar dos povos ditos civilizados, até à consciencialização para a implementação do fim da pena de morte.

A visita tem por objetivo apresentar espaços onde este tenebroso Tribunal exerceu a sua atividade, marcando intimamente a história e a vida da cidade, sensibilizando, assim, o visitante para um património menos conhecido de Coimbra.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Pátio da Inquisição

Itinerário: Praça 8 de Maio, Rua Nova, Rua Corpo de Deus, Praça do Comércio.

 

Dia 26 maio | HISTÓRIA DA CERÂMICA DE COIMBRA

Visita guiada a espaços (exteriores), pelas ruas da baixa da cidade de Coimbra, focando aspetos da história da cerâmica e localização de algumas fábricas.

A cerâmica marca a cultura portuguesa e a construção de muitos espaços associados à manufaturação da indústria cerâmica, em Coimbra, fez desta uma das indústrias mais proeminentes da cidade até à sua quase extinção.

Em muitos destes espaços de manufatura permanece condensada muita da história e da memória portuguesa e da cidade, perpetuando personalidades e indústrias daqueles que deram vida a inúmeras representações artísticas em cerâmica.

O objetivo da visita é divulgar algumas destas manifestações artísticas, valorizando-as tanto ao nível da sua história e património como reconhecendo o seu contributo para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento e para a memória que ainda resiste.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Itinerário: Rua da Louça, Largo das Olarias, Rua João Cabreira, Rua Direita e Terreiro da Erva.

 

JUNHO

Dia 02 junho | LARGOS, PRAÇAS, TERREIROS E BECOS

Visita guiada a Praças, Largos e Terreiros da Baixa da cidade, caracterizada por uma toponímia ligada às atividades económicas aí desenvolvidas com um tecido morfológicos típico de cidades medievais, que permitiam não apenas os encontros casuais e de convívio popular, mas também a circulação de pessoas e a troca de mercadorias.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo da Portagem

Itinerário: Praça do Comércio, Largo do Romal, Rua das Azeiteiras, Largo Paço do Conde, Rua das Padeiras, Largo da Freiria, Largo da Fornalhinha, Largo da Maracha, Largo das Olarias, Rua da Moeda e Praça 8 de Maio.

 

Dia 07 junho | RIO MONDEGO: EVOLUÇÃO URBANA E A ZONA RIBEIRINHA

Visita guiada que tem por objetivo percorrer a zona ribeirinha da cidade, explorando a importância do rio Mondego ao longo da história, bem como o de algumas edificações aqui existentes, aludindo às tradições e vivências citadinas, que contribuem para a promoção da identidade histórico-cultural de Coimbra.

Custo de visita: Gratuito

Local de Encontro: Escadaria da antiga Igreja do Convento São Francisco

Itinerário: Rossio de Santa Clara, Mosteiro de Santa Clara a Velha [exterior], Esplanada de Santa Clara, Praça da Canção, Parque Verde do Mondego, Ponte Pedonal Pedro e Inês e Parque Verde do Mondego [margem direita].

 

Dia 09 junho | FONTES DE COIMBRA

Visita guiada que pretende sensibilizar o visitante para um património edificado, poucas vezes valorizado e menos conhecido da cidade de Coimbra: as fontes e os chafarizes.

A funcionalidade, o enquadramento histórico e o estilo arquitetónico fazem com que estas passem a ser encaradas como mobiliário urbano nas suas diferentes formas e épocas.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Jardim dos Patos

Itinerário: Aqueduto de São Sebastião, Fonte de Sant’Ana, Fonte da Nogueira, Cascata das Avencas, Fonte da Madalena, Fonte Nova e Fonte da Vida.

 

Dia 14 junho | OS CRUZIOS NO JARDIM DA SEREIA

Visita guiada ao Jardim da Sereia, um dos emblemáticos espaços verdes da cidade, espaço central citadino que em muito enobrece a história e o património de Coimbra.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Casa Municipal da Cultura

Itinerário: Jardim da Sereia

 

Dia 21 junho | PENEDO DA SAUDADE

Visita guiada que aflora a história e evolução deste espaço verde da cidade, focando essencialmente aspetos históricos e artísticos.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: junto ao busto de António Nobre

Itinerário: Busto de António Nobre e Busto de Eça de Queirós, Sala dos Cursos, Retiro dos Poetas, Varanda inferior, Mata

 

Dia 23 junho | ARTE EM COIMBRA – CEMITÉRIO DA CONCHADA

Visita guiada que explora as correntes artísticas ligadas a este género de arquitetura desde o seu surgimento à atualidade, focando aspetos artístico-culturais.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Entrada principal do Cemitério da Conchada

Itinerário: Cemitério da Conchada

 

Dia 28 junho | Saramago em Santa Clara

Visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico JOSÉ SARAMAGO, VIAJANTE EM COIMBRA

Custo da visita: [Ruína do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha] [€]

Ponto de encontro: Esplanada do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Itinerário: Ruína do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Calçada da Rainha Santa Isabel [parte final, junto ao Convento São Francisco].

 

Dia 30 junho | SANTA CLARA, UM OUTRO OLHAR

Visita guiada pelas ruas menos percorridas e a espaços [exteriores] de Santa Clara, focando os seus aspetos histórico-artísticos.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Adro da Igreja de Nossa Senhora da Esperança

Itinerário: Igreja de Nossa Senhora da Esperança [exterior], Mosteiro de Santa Clara a Nova [exterior], Calçada de Santa Isabel, Convento São Francisco [exterior], Portugal dos Pequenitos [exterior], Quinta das Lagrimas [exterior] e Mosteiro de Santa Clara a Velha [exterior].

 

JULHO

Dia 04 julho | ERA UMA VEZ … O BRASÃO DA CIDADE

Visita guiada pelas ruas de Coimbra, contando a história e a evolução do brasão da cidade, através da observação dos mesmos nos mais variados suportes artísticos [madeira, pedra, metal, vidro, entre outros].

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Itinerário: Paços do Município, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Arco de Almedina, Largo da Portagem, Hotel Astória e Ponte de Santa Clara.

 

Dias 05, 06, 07 e 08 julho | TRADIÇÕES ACADÉMICAS E A CANÇÃO DE COIMBRA

Visita guiada pelas ruas da alta da cidade de Coimbra, focando as repúblicas, vivências académicas e canção de Coimbra, terminando a mesma no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra – Torre de Anto.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Sé Nova

Itinerário: Largo de São Salvador [Repúblicas], Rua do Loureiro, Travessa da Matemática, Rua da Matemática [Salatinas | Repúblicas], Largo da Matemática Rua do Loureiro, Rua de São Salvador [Salatinas | Repúblicas], Rua do Loureiro, Casa da Escrita e Torre de Anto – Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra.

 

Dia 12 julho | JOSÉ RÉGIO [PRESENÇA] EM COIMBRA

Visita guiada a espaços [exteriores] que evocam, na cidade de Coimbra, a figura ímpar do escritor e do homem dedicado às artes que nos deixou um legado inigualável.

Durante o percurso serão lidos excertos da obra do autor onde são feitas referências a Coimbra.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo D. Dinis

Itinerário: Largo da Porta Férrea, Sé Nova, Rua das Flores, Casa da Escrita, Torre de Anto, Quebra-Costas, Rua Ferreira Borges | edifício do antigo café Central.

 

Dia 14 julho | PASSEAR NO PARQUE VERDE

Visita guiada à zona ribeirinha da cidade, no espaço onde se encontra instalado o Parque Verde, que pretende abordar temas relacionados com a importância do Rio Mondego ao longo da história, a sua navegabilidade e o seu contributo para o desenvolvimento da cidade.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Esplanada do Mosteiro Santa Clara-a-Velha

Itinerário: Parque Verde [Praça da Canção, Ponte Pedro e Inês e Parque Verde do Mondego [margem direita].

 

AGOSTO

Dia 23 agosto | A COIMBRA DE EÇA DE QUEIRÓS

Visita guiada a espaços [exteriores] ligados à vida deste autor em Coimbra, ao longo da qual será focada a sua biografia, obra e aspetos histórico-artísticos dos diferentes locais.

Durante o percurso serão lidos excertos da obra de Eça de Queirós e de testemunhos de contemporâneos, onde são feitas referências a Coimbra e ao autor.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo D. Dinis

Itinerário: Rua Larga | Tias Camelas e Teatro Académico, Paço das Escolas | a “coelheira” | revolução contra o reitor, Sé Nova | encontro com Antero de Quental, Rua do Salvador | 2.ª morada de Eça, Rua do Loureiro | 1.ª morada de Eça, Largo da Sé Velha | episódio do “Satanás” e Arco de Almedina.

 

Dia 25 agosto | A CERVEJARIA ARTESANAL

Visita guiada focando a evolução da arte do fabrico da cerveja.

Custo da visita: Gratuita

Ponto de encontro: junto ao Grupo Escultórico “Sob o Signo de Inês”

Itinerário: Grupo Escultórico “Sob o Signo de Inês” e Museu da cerveja Praxis

 

Dia 30 agosto | ARQUITETURA DO SÉCULO XX – PATRIMÓNIO MUNDIAL

Visita guiada aos exteriores dos edifícios da Cidade Universitária, construídos durante o Estado Novo, focando alguns aspetos relevantes da arquitetura da época.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo da Porta Férrea

Itinerário: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina, Departamento de Química / Física, Departamento de Matemática, Largo Dom Dinis, Escadas Monumentais, Edifício das Caldeiras, Associação Académica de Coimbra e Teatro Académico de Gil Vicente.

 

 

SETEMBRO

Dia 01 setembro | ERA UMA VEZ … PEDRO E INÊS

Visita guiada aos espaços evocativos dos amores de Pedro e Inês, episódio ímpar da história de Portugal que melhor define um povo no seu sentimento único – “Saudade”, que tantos autores inspirou nas diferentes áreas artísticas como seja: a literatura, a música, a escultura, a pintura, a arquitetura, entre outros.

Custo da visita: Fundação Inês de Castro [€] e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha [€]

Ponto de encontro: entrada de visitas da Quinta das Lágrimas (Rua Vilarinho Raposo)

Itinerário: Quinta das Lagrimas | Fontes das Lágrimas e dos Amores e Cano dos Amores | Mosteiro de Santa Clara-a-Velha | ruína do Mosteiro

 

Dia 20 setembro | COIMBRA N’ A CRIAÇÃO DO MUNDO, DE MIGUEL TORGA

Visita guiada a espaços [exteriores] mencionados nesta obra de referência do autor, ao longo da qual será focada a sua biografia, obra e aspetos histórico-artísticos dos diferentes locais.

Durante o percurso serão lidos excertos da obra onde são referidos os vários locais de visita.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Calçada Martim de Freitas, junto ao Portão do Jardim Botânico.

Itinerário: Departamento de Ciências da Vida da UC [antigo Liceu D. João III], Colégio de São Jerónimo [antigo edifício dos H.U.C.], Largo Marquês de Pombal [antigos Laboratórios Chímico e de Física], Páteo das Escolas, Arco de Almedina, Rua Ferreira Borges [antiga Coimbra Editora, Café Brasileira e antigo Café Arcádia], Largo da Portagem | antigo Consultório, Memorial Miguel Torga e Largo das Ameias | Hotel Mondego.

 

Dia 22 setembro | LAPA DOS ESTEIOS

Visita guiada centrada no percurso histórico deste local emblemático da cidade, outrora palco de grandes tertúlias académicas.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: junto à entrada da Lapa dos Esteios

Itinerário: Lapa dos Esteios

 

OUTUBRO

Dia 11 outubro | Saramago, guia no Museu

Visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico JOSÉ SARAMAGO, VIAJANTE EM COIMBRA

Custo da visita: [Museu Nacional Machado de Castro] [€]

Ponto de encontro: Entrada do Museu Nacional Machado de Castro

Itinerário: Visita ao Museu Nacional Machado de Castro

 

Dia 13 outubro | PORTUGAL, NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO

Visita guiada que foca aspetos da fundação da nacionalidade, sua evolução e consolidação, relacionando a cidade com o desenvolvimento de Portugal até à atualidade.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Itinerário: Santa Cruz | Túmulos Reais, Igreja de São Tiago, Arco de Almedina, Largo da Portagem.

 

Dia 18 outubro | AS MULHERES EM COIMBRA

Visita guiada que percorre algumas ruas da Alta da cidade com o objetivo de pôr em evidência algumas das personalidades femininas que se associam a Coimbra.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Sé Nova

Itinerário: Largo de São Salvador, Rua da Matemática, Rua do Quebra Costas, Rua Fernandes Tomás e Couraça da Estrela.

 

Dia 20 outubro | ÓRGÃOS DE TUBOS EM COIMBRA

Visita guiada aos órgãos de tubos da Catedral Nova, da Igreja da Misericórdia e da Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, focando elementos da sua construção, história e finalidade à época.

Custo da visita: Sé Nova [€] / Igreja da Misericórdia [€]

Ponto de encontro: Sé Nova

Itinerário: Sé Nova [Órgãos do século XVI e XVIII] – Igreja da Misericórdia [Órgão do século XVIII] – Igreja de Santa Cruz [Órgão do século XVIII].

 

Dia 25 outubro | DE REFÚGIO A JARDINS PÚBLICOS

Percurso pedestre pela antiga Quinta do Mosteiro de Santa Cruz.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Praça da República, junto aos torreões do Jardim da Sereia.

Itinerário: Jardim da Sereia, Edifício da ACM, Monumento escultórico Peço a Palavra, Jardim e edifício da AAC e TAGV, Edifício das Caldeira, Jardins da avenida Sá da Bandeira e Antiga Capela da Quinta de Santa Cruz.

 

Dia 27 | Dia SANTO ANTÓNIO, NASCIMENTO DE UM SANTO

Visita guiada que pretende sensibilizar o visitante para a vida, a obra e para o legado material e espiritual de Santo António.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Em frente à CMC

Itinerário: Igreja do Mosteiro de Santa Cruz [capela de Santo António]

 

NOVEMBRO

Dia 03 novembro | ERA UMA VEZ … AS ROSAS DE ISABEL

Visita guiada centrada na figura da Rainha Santa Isabel, Padroeira da Cidade de Coimbra, no seu legado material e espiritual.

Custo da visita:  Mosteiro de Santa Clara-a-Nova [€]

Ponto de encontro: Adro do Mosteiro de Santa Clara a Nova

Itinerário: Mosteiro de Santa Clara-a-Nova | igreja, coro baixo, coro alto e sacristia 

 

Dia 10 novembro | BRASILEIROS EM COIMBRA

Visita guiada a espaços [exteriores] que evocam, na cidade de Coimbra, figuras ímpares brasileiras e seu legado na história coimbrã e nacional.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo D. Dinis

Itinerário: Largo D. Dinis, Paço das Escolas [exterior], Largo Feira dos Estudante e Largo da Sé Velha.

 

Dia 15 novembro | Na Baixa de Coimbra pela mão de Saramago

Visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico JOSÉ SARAMAGO, VIAJANTE EM COIMBRA

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo da Portagem

Itinerário: Rua Sargento Mor, Praça do Comércio, Rua dos Sapateiros, Largo do Poço, Rua do Corvo, Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Arco de Almedina, Rua Fernandes Tomás, Beco de São Cristóvão e Couraça de Lisboa.

 

Dia 17 novembro | IGREJA DE SANTO ANTÓNIO DOS OLIVAIS

Visita guiada que pretende sensibilizar o visitante para a vida, a obra e para o legado material e espiritual de Santo António.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Escadaria da Igreja

Itinerário: Igreja de Santo António dos Olivais [Escadaria, Igreja, Capela de Santo António, Sacristia].

 

Dia 22 novembro | DO PAPEL ÀS ARTES TIPOGRÁFICAS

Visita guiada focando a evolução das artes tipográficas e a introdução, utilização do papel.

Custo da visita: Gratuita

Ponto de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Itinerário: Tipografia Damasceno

 

DEZEMBRO

Dia 13 dezembro | ANTÓNIO NOBRE EM COIMBRA

Visita guiada a espaços [exteriores], ao longo da qual será focada a biografia e obra de António Nobre bem como aspetos histórico-artísticos dos diferentes locais.

Durante o percurso serão lidos excertos da obra do autor onde são feitas referências a Coimbra.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: Largo D. Dinis

Itinerário: Paço das Escolas, Beco da Carqueja | local de residência e grupo a que pertenceu e Torre de Anto | local emblemático onde residiu.

 

Dia 20 dezembro | O PRESÉPIO

Visita guiada focada na história e evolução do conceito de “presépio” ao longo dos tempos.

Custo da visita: Gratuito

Ponto de encontro: escadaria da Igreja de Santo António dos Olivais

Itinerário: Presépio barroco da Igreja de Santo António dos Olivais.

 

INFORMAÇÕES GERAIS | CONDIÇÕES DE ACESSO

  1. As visitas só se realizam com um mínimo de 6 e um máximo de 25 participantes [com exceção da visita Irmã Lúcia e a Rota Carmelita: mínimo de 6 pessoas e máximo de 20 pessoas];
  2. As inscrições são obrigatórias, via telefónica (239702630) ou presencial, na Divisão de Cultura e Promoção Turística [Casa Municipal da Cultura | Rua Pedro Monteiro]
  3. As visitas têm início às 15h00;
  4. Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes sendo, para tal, devidamente informados para o efeito.

NOTA: Todos os circuitos poderão ser alvo de ajustes pontuais nos seus itinerários.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×