Inserido no programa “Uma semana para comemorar Abril”, que pretende assinalar os 48 anos do 25 de Abril, decorreu ontem, dia 19, o primeiro Conselho Municipal da Juventude, desde a entrada do atual Executivo na Câmara Municipal (CM) de Coimbra, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Com o objetivo de dar voz aos jovens, o Município promoveu a realização deste Conselho com as dezenas de associações de juventude do concelho, que já não se realizava desde 2020.
Na sessão de ontem, foram eleitos os secretários para a mesa do plenário do Conselho Municipal da Juventude, os membros da comissão permanente e ainda o representante daquele órgão no Conselho Municipal da Educação.
No decorrer do Conselho Municipal da Juventude, o vereador com a pasta da Juventude, Carlos Lopes, enunciou algumas prioridades para esta temática. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra quer fazer um cartão jovem municipal, que permita descontos em eventos e outras iniciativas, afirmou ontem o vereador com a pasta da juventude, Carlos Lopes. “Queremos recuperar o cartão jovem municipal, uma ideia muito acarinhada na década de [19]90 em Portugal e que foi abandonada nos últimos anos. Queremos acompanhar a evolução e fazer um cartão jovem municipal adaptado às novas realidades, nomeadamente tecnológicas”, afirmou Carlos Lopes. Segundo o responsável, a autarquia vai trabalhar nos próximos meses para “concretizar esse cartão”. “A ideia passa por apoios para que os jovens tenham acesso [a custo mais reduzido], seja a iniciativas culturais ou sociais, através de um cartão ou plataforma”, explicou, salientando que será também importante criarem-se sinergias para “o máximo envolvimento da sociedade e de empresas” de Coimbra.
O vereador Carlos Lopes referiu ainda que a CM de Coimbra integrou a Rede de Municípios Amigos da Juventude, apontando para as possibilidades de discussão de políticas para a juventude naquele espaço. “A minha preocupação é criar as melhores sinergias nos próximos tempos para levarmos as políticas de juventude para a frente e tornar Coimbra uma referência nesta área”, realçou.
LUSA/CM Coimbra