17 Maio 2022

Aprovada alteração ao projeto para instalação da Extensão de Saúde de Taveiro na Casa da Criança

Aprovada alteração ao projeto para instalação da Extensão de Saúde de Taveiro na Casa da Criança

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, alterações ao projeto de execução para requalificação da Casa da Criança, de forma que esta venha a acolher a Extensão de Saúde de Taveiro. Estas alterações resultam da necessidade de validação do projeto pela Administração Regional de Saúde do Centro e ACeS Baixo Mondego.

A Câmara de Coimbra continua a trabalhar para requalificar a Casa da Criança e lá instalar a Extensão de Saúde de Taveiro. Na reunião do executivo municipal de hoje foram aprovadas alterações ao projeto de execução da empreitada de requalificação.

 

“A necessidade de validação da proposta por parte das entidades Administração Regional de Saúde do Centro e ACeS Baixo Mondego conduziu o processo para a obrigatoriedade de implementar alterações ao projeto de execução da arquitetura da Casa da Criança de Taveiro na Extensão de Saúde de Taveiro e Abrigo de Emergência, de modo a garantir a afetação e utilização dos gabinetes, decorrentes da organização dos fluxos e circuitos dos utentes/profissionais”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais.

 

O mesmo documento realça que “a solução inicialmente aprovada apresenta o núcleo destinado ao utente (atendimento e zona administrativa, sala de espera e instalações sanitárias dos utentes), com desenvolvimento no limite periférico poente do edifício enquanto os gabinetes médicos situam-se nas anteriores salas de atividades, ou seja, no núcleo central do edifício envolvida pela zona de distribuição”.

 

“As alterações introduzidas resumem-se à inversão das funções relacionadas diretamente com utente (atendimento e zona administrativa, sala de espera), para o núcleo do edifício, transitando os gabinetes médicos para o limite periférico poente do edifício. Consequentemente, resultou a necessidade de aumentar a área construída para a implementação das instalações sanitárias para os utentes em articulação com as zonas de receção e de espera”, destaca o mesmo documento.

 

A vereadora Ana Bastos, que tem a competências delegadas nas áreas dos edifícios e equipamentos municipais, adianta no seu despacho que “o projeto final aqui proposto já mereceu quer a aprovação/homologação pelo ACeS Baixo Mondego, quer pela ARSC”.

 

Recorde-se que a CM Coimbra manifestou a sua total disponibilidade para, em parceria com a ARSC, colaborar na concretização desta intervenção, que tem como objetivo a transferência da Extensão de Saúde de Taveiro para o edifício da Casa da Criança, uma vez que essa extensão tem funcionado em instalações arrendadas, em avançado estado de degradação. Nesse sentido, a Câmara tomou posse do imóvel, em março de 2020, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 106/2018, de 29 de novembro, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da gestão do património imobiliário público sem utilização, com o objetivo de assegurar a melhoria da qualidade de prestação de cuidados de saúde aos utentes desta zona geográfica de Coimbra.

 

O edifício da Casa da Criança encontra-se inserido num terreno com 3850m2, data dos anos 70 e é composto por dois andares. O imóvel não apresenta graves deficiências generalizadas, excetuando-se as instalações sanitárias vandalizadas, os vãos exteriores com vidros partidos e de funcionamento deficiente e infiltrações pontuais no andar superior.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×