13 Maio 2022

Ciclo “Sabores da Escrita” dedica conferência e jantar temático ao Antigo Egipto

Ciclo “Sabores da Escrita” dedica conferência e jantar temático ao Antigo Egipto

O ciclo de conferências e jantares temáticos “Sabores da Escrita” dedica ao Antigo Egipto o próximo evento, que decorrerá no dia 20 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Às 20h00 tem lugar a conferência “O Éden Nilótico: Mesa e Erotismo no Antigo Egipto”, proferida por Rogério Sousa. Segue-se o jantar, no qual vão ser servidas iguarias que irão transportar os presentes até uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. A conferência tem entrada livre e a participação no jantar requer marcação prévia, através do e-mail dct@cm-coimbra.pt ou do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura).

É a segunda conferência e jantar temático que integram o ciclo “Sabores da Escrita”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e que, desta vez, é dedicado ao tema “O Éden Nilótico: Mesa e Erotismo no Antigo Egipto”

 

Na próxima sexta-feira, 20 de maio, a partir das 20h00, Rogério Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vai ter a seu cargo a abordagem de uma temática que transportará os presentes até à civilização egípcia. O acesso à conferência é livre.

 

Já os interessados em aderir ao jantar, a que estão associados custos (22,50€/pessoa) e com lotação limitada, devem proceder a uma inscrição, através do e-mail dct@cm-coimbra.pt ou do telefone n.º 239702630 (Casa Municipal da Cultura).

 

Quais eram os alimentos consumidos pelos egípcios? Como se repercutiam as diferenças sociais na alimentação numa sociedade tão estratificada como era a egípcia? Que papel desempenhavam os alimentos nas crenças relacionadas com a imortalidade? São estas questões que irão guiar o itinerário deste segundo evento (dos quatro integrados no ciclo “Sabores da Escrita”), na descoberta de uma civilização que continua a interpelar-nos pela sua singularidade.

A ementa do jantar, confecionado e servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, é a seguinte: Entradinhas do Horto (Salada com alface, melão e passas); Iguarias do Nilo (Pedacinhos de peixe seco acompanhado com puré de grão e verduras refogadas); Petisco do faraó (Pato marinado em cebola, alho, sal e azeite com guisado de favas e outras verduras); Oásis de doçura (Bolo de tâmaras com requeijão e mel).

 

O jantar temático conta ainda com a colaboração cénica da companhia Almanach e da Cooperativa Bonifrates, através de apontamentos de música e de dança e a encenação de “Os Doces Versos: poemas de amor do antigo Egipto”, de autoria de Rogério Sousa.

 

A iniciativa tem como parceiros da Câmara Municipal de Coimbra, sob o ponto de vista científico, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/ Direção do DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades. São também parceiros os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

 

O projeto “Sabores da Escrita” prevê, ainda, em 29 de novembro e 16 de dezembro, outras duas conferências e jantares temáticos que irão explorar, respetivamente, aspetos da presença da cultura alimentar judaica na paisagem alimentar portuguesa e o universo da comensalidade na literatura natalícia.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×