17 Maio 2022

Coimbra e Poitiers reforçam iniciativas para intercâmbio de jovens

Coimbra e Poitiers reforçam iniciativas para intercâmbio de jovens

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra analisou e votou, na sua reunião de 16 de maio, uma proposta de reforço das iniciativas de intercâmbio de jovens entre Coimbra e Poitiers. O objetivo é promover a união e cooperação entre estas cidades-irmãs, assim como a mobilidade sustentável e a cidadania europeia

Coimbra e Poitiers, que são cidades geminadas desde fevereiro de 1979, vão colaborar em três projetos que visam o reforço desta cooperação.

 

Um dos projetos é designado “Vivons l’Europe en route pour Poitiers-Coimbra 2022“. Desenvolvido pelo município de Poitiers, com a colaboração da Grand Poitiers Communauté Urbaine, destina-se a jovens, entre os 18 e os 30 anos de idade, e tem como principais objetivos “incentivar a utilização de meios de transporte eco responsáveis na viagem entre Poitiers e Coimbra; promover a cidadania europeia e a diversidade das culturas europeias; reforçar a união e a cooperação entre as cidades de Coimbra e Poitiers estabelecidas no acordo de geminação”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais.

 

No âmbito deste projeto, 21 jovens provenientes de Poitiers permanecerão em Coimbra por um período de três dias, em diferentes datas, nos quais serão desenvolvidas iniciativas de intercâmbio de experiências com jovens portugueses e entidades sediadas na cidade.

 

Por sua vez, Coimbra vai desenvolver o projeto “Viver a Europa em viagem entre Coimbra e Poitiers 2022”, cujos objetivos passam por “reforçar a união e cooperação entre as cidades de Coimbra e Poitiers, estabelecidas pelo acordo de geminação, promovendo o intercâmbio de experiências entre os jovens; promover os valores da cidadania europeia e da juventude; sensibilizar para o desenvolvimento sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; reforçar o papel desempenhado pelo município de Coimbra na área da cultura, cumprindo o objetivo de valorizar a riqueza e a diversidade das culturas europeias presente na candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027”, lê-se também na informação.

 

Este projeto centra-se num desafio de mobilidade sustentável, entre as duas cidades, a concretizar em setembro de 2022, com participação de jovens entre os 18 e 30 anos de idade, até ao máximo de 10 participantes.

 

As candidaturas devem ser formalizadas através do preenchimento de formulário específico, disponibilizado brevemente no site do município, e acompanhado do guião de viagem. A apreciação das candidaturas competirá a um júri. No que concerne ao financiamento, e à semelhança do projeto homologo, pretende-se atribuir uma verba a cada participante, no montante de 700€, para as despesas operacionais exclusivamente relacionadas com a viagem entre Coimbra e Poitiers, designadamente, despesas de deslocação na viagem, de alojamento e de alimentação durante o percurso referido.

 

Este projeto será financiado em 1000 euros, no âmbito da presidência francesa do Conselho da União Europeia e da Temporada Cruzada Portuga-França 2022, que terá lugar simultaneamente nos dois países entre 12 de fevereiro e 31 de outubro de 2022, depois de acordada entre os Primeiro-Ministro português e o Presidente da República francesa em 2018. Nesse âmbito, a CM Coimbra vai definir a Associação Académica de Coimbra enquanto parceiro, por forma a ser atribuído o apoio financeiro previsto no âmbito desta iniciativa, face “ao impedimento a pagamentos a municípios em Portugal”.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×