13 Maio 2022

Coimbra retoma atividade da Rede de Museus e apresenta programação para comemoração da Noite Europeia dos Museus e Dia Internacional dos Museus

Coimbra retoma atividade da Rede de Museus e apresenta programação para comemoração da Noite Europeia dos Museus e Dia Internacional dos Museus

A Coimbra | Rede de Museus prepara-se para celebrar, no próximo sábado, dia 14 de maio, a Noite Europeia dos Museus e, na próxima quarta-feira, dia 18, o Dia Internacional dos Museus. Conforme foi anunciado esta tarde em conferência de imprensa, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, após dois anos de interregno da sua atividade, devido à pandemia, a Rede não só retoma a atividade como passará a integrar quatro novos membros. Na Noite Europeia dos Museus, além do horário de funcionamento habitual, os espaços museológicos abrem portas gratuitamente até à meia-noite. Já no Dia Internacional dos Museus, a cidade oferece ao público uma programação variada que passa por visitas aos espaços culturais, atividades dirigidas ao público infantojuvenil, inaugurações de exposições e novas valências, lançamento de livro e colóquios.

O Seminário Maior de Coimbra, a Casa-Museu Elysio de Moura, a Confraria da Rainha Santa Isabel (Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) e a Fundação Inês de Castro (Jardim da Quinta das Lágrimas) vão passar a integrar formalmente a Coimbra | Rede de Museus depois de, em 2018, terem manifestado vontade na integração da estrutura, criada em maio de 2013, e materializada através da celebração de um protocolo entre os parceiros aderentes. A integração destas novas entidades foi apresentada hoje em conferência de imprensa, que decorreu no Salão Nobre da CM de Coimbra, com a presença do vice-presidente da autarquia, Francisco Veiga, bem como dos representantes das várias entidades, e será formalizada em breve. A ocasião serviu ainda para apresentar a intensa atividade que vai existir nestes espaços para assinalar a Noite Europeia dos Museus, no próximo sábado, dia 14, e o Dia Internacional dos Museus, na próxima quarta-feira, dia 18.

 

A constituição formal da Coimbra | Rede e Museus partiu da iniciativa da CM de Coimbra, através do Museu Municipal, que, desde 2009, encetou contactos com as direções das entidades museológicas de Coimbra para a realização de ações concertadas, designadamente, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).

 

Entre os anos de 2013 e 2019, a atividade da Coimbra | Rede de Museus incidiu, essencialmente, na dinamização de celebrações de datas relevantes para o património e para a cidade, como o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e Noite Europeia dos Museus, comemorada em data móvel, por toda a Europa, no sábado mais próximo do Dia Internacional dos Museus. Após um período de suspensão, desde 2020, devido à situação pandémica, a Coimbra | Rede e Museus reforça agora a sua dinâmica na esfera cultural, sobretudo, museológica, da cidade de Coimbra.

 

Os novos parceiros vêm juntar-se àqueles que, ao longo de sete anos, com interrupção em 2020 e 2021, dinamizaram atividades conjuntas, cooperando entre si, através de um sistema informal que visa a ação museológica no espaço público. São eles a CM de Coimbra (Museu Municipal de Coimbra), a Águas de Coimbra, E. M.  (Museu da Água), a Universidade de Coimbra (Museu da Ciência, Museu Académico e Paço das Escolas), a Direção Regional do Património Cultural (Museu Nacional de Machado de Castro), a Direção Regional de Cultura do Centro (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha), a Fundação Bissaya Barreto (Casa-Museu Bissaya Barreto), o Carmelo de Santa Teresa (Memorial Irmã Lúcia) e a Santa Casa da Misericórdia (Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra).

 

Este ano, o tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), é “O Poder dos Museus”, ou como os museus podem ajudar a construir um mundo melhor. Neste dia vários museus do mundo têm entrada gratuita, sendo possível visitar exposições, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar a efeméride. Neste âmbito, comemora-se também a Noite Europeia dos Museus, no próximo sábado, dia 14 de maio, alargando-se o horário de funcionamento das instituições culturais até à meia-noite.

 

Da programação associada à comemoração da Noite Europeia dos Museus, no sábado, destaca-se o acesso gratuito a alguns espaços culturais, para além do horário de funcionamento regular (até às 24h00). Já para o dia 18 de maio, próxima quarta-feira, são variadas as propostas de programação que Coimbra oferece aos seus habitantes e a quem visita, no Dia Internacional dos Museus, como um verdadeiro aliciante à (re)descoberta dos espaços museológicos instalados na cidade.

 

Programação completa

 

Águas de Coimbra, E. M. 

 

Museu da Água

18 de maio

10h-13h e 14h-18h – Jogo dedicado à água virtual

11h00 – Visita guiada – Conheça a “casinha do parque” e a história do abastecimento de água a Coimbra

 

 

Casa-Museu Bissaya Barreto

14 de maio

21h00 – 23h00 – Abertura para visitação da Casa e da exposição temporária “Atracar”, de Samuel Ornelas

 

18 de maio

11h00- 13h00 e 15h00 – 18h00 -Abertura da Casa-Museu e da exposição temporária “Atracar”, de Samuel Ornelas

11h00 e 15h00 – Visitas guiadas à Casa-Museu mediante inscrição prévia (T. 239 853 800)

Grupo limitado a 10 pessoas

 

 

Confraria da Rainha Santa Isabel (Igreja e Mosteiro de Santa Clara-a-Nova)

18 de maio

15h00 – Visita guiada à Igreja e parte do Mosteiro de Santa Clara a Nova

 

Direção Regional da Cultura do Centro (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha)

18 de maio

10h00 – O debate das futuras gerações: “Que poder têm os Museus?”

 

 

Jardim da Quinta das Lágrimas

18 de maio

11h00 – Visita guiada – Conheça o palco dos amores de D. Pedro e D. Inês, nos Jardins da Quinta das Lágrimas acumulam-se memórias desde o séc. XIV.

Inscrições e informações: jardinsdaquintadaslagrmas@gmail.com

 

 

MUSEU DA CIÊNCIA

18 de maio

17h 30 – Colégio de Jesus – Inauguração do “Gabinete de Curiosidades do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra: Uma interpretação” (por convite com confirmação – 30 lugares)

 

 

MUSEU DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE COIMBRA

14 de maio

18h30 – 8ª sessão do ciclo de música Escutar e Compreender – “O outono: a música e os compositores”

19h30 – 22h30 – Visita livre ao Colégio da Sapiência, sede do Museu da Misericórdia de Coimbra

 

18 de maio

9h00 – 17h30 – Exposição documental no Salão Nobre da Misericórdia de Coimbra

“SOBRE OMBROS DE GIGANTES: Páginas íntimas de pioneiros da museologia nacional”

Exposição documental com correspondência de alguns dos principais nomes da história da museologia nacional, entre primeiros diretores e fundadores de museus portugueses. Nomes como José de Figueiredo (Museu Nacional de Arte Antiga), António Augusto Gonçalves e Vergílio Correia (Museu Nacional de Machado de Castro), José Leite de Vasconcelos (Museu Nacional de Arqueologia), Júlio Augusto Henriques (Museu Botânico da Universidade de Coimbra), Luciano Freire (Museu Nacional dos Coches), Joaquim de Vasconcelos e António de Vasconcelos, entre muitos outros, estarão patentes nesta exposição.

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA

 

Museu Municipal de Coimbra

14 de maio

16h30 – Sala da Cidade (Antigo Refeitório do Mosteiro de Santa Cruz) – Inauguração da Exposição “Luz e Memória”

Exposição com cenografia do Arquiteto João Mendes Ribeiro, apresenta trabalhos de três grandes autores contemporâneos: Christian Boltanski (França, 1944-2021), Francisco Tropa (Portugal, 1968) e Miroslaw Balka (Polónia, 1958), gentilmente cedidas pela AA Contemporary Art Collection.

21h00 – 24h00 – Acesso livre a todos os espaços do Museu Municipal:

Edifício Chiado | Coleção Telo de Morais

Torre de Almedina | Núcleo da Cidade Muralhada

Torre de Anto | Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra

Sala da Cidade

Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

Exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição |memórias e materialidades”

21h30 – Centro de Arte Contemporânea de Coimbra – Visita acompanhada à exposição, Chegar à boca da noite, pelo Curador José Maçãs de Carvalho

22h30 – Sala da Cidade | Antigo Refeitório do Mosteiro de Santa Cruz – Visita acompanhada à exposição Luz e Memória, por António Cerdeira, Coordenador – Plano Nacional das Artes

 

18 de maio

Acesso livre a todos os espaços do Museu Municipal nos respetivos horários de funcionamento

Edifício Chiado | Coleção Telo de Morais

Torre de Almedina | Núcleo da Cidade Muralhada

Torre de Anto | Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra

Sala da Cidade

Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

Exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição |memórias e materialidades”

10h00 – 13h00 – Edifício Chiado | Coleção Telo de Morais

Jogo gigante no exterior do edifício Chiado. Proposta lúdica pedagógica dirigida a grupos escolares de apresentação do Edifício Chiado, Torre de Almedina e Torre de Anto, na qual os participantes são os peões do jogo!

15h00 – Visita acompanhada pelo Coletivo de artistas Pescada n.º 5, à exposição “Caiu a noite” | Programação convergente da Ano Zero’ – 21 – 22’ – Bienal de Coimbra

11h30 – Torre de Almedina | Núcleo da Cidade Muralhada

Abertura da Exposição Temporária “Coimbra, 1395.” Através de um percurso de Afonso Anes e Domingas Martinho, um casal fictício, pelas ruas de Coimbra, durante a época medieval, serão abordadas as vivências económicas e sociais da cidade, com uma visita guiada pelas curadoras (Luísa Trindade e Marta Simões)

10h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00 – Torre de Anto | Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra

Apresentação de documentário “Artur entre Paredes” de autoria de Ivan Dias, sobre a vida de Artur Paredes, ilustre guitarrista considerado, por muitos, como criador de uma sonoridade própria da guitarra de Coimbra.

 

13h00 – 18h00 – Exposição “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição |memórias e materialidades”

Apresentação da nova aplicação multimédia desenvolvida para a exposição. Trata-se de uma aplicação tecnológica para uma interpretação autónoma dos visitantes, dirigida a visitantes com diferentes necessidades, sendo dotada por audiodescrição e língua gestual, em bilingue.

 

10h00 – 18h00 – Centro de Arte Contemporânea de Coimbra – Oficina “Alinhamentos Megalíticos”

A partir da obra ‘Alinhamentos’ de Pires Vieira, inserida na exposição Chegar à boca da noite, decorrerá uma oficina/instalação participativa em que o público é convidado a ‘esculpir’ a peça megalítica tirando e/ou colocando prismas quadrangulares de madeira num jogo de equilíbrios e composições 3D, desafiando a lei da física e da composição estética. Esta atividade é dirigida para o público em geral, sem inscrição prévia.

 

 

MUSEU NACIONAL DE MACHADO DE CASTRO

14 de maio

18h00-19h00 – Visita jogo de exploração da Coleção de Cerâmica do MNMC. Público-alvo: 3-5 anos

19h00 e 21h00 – Visita orientada à coleção de Cerâmica: Inglês/Italiano

21h0- 22h00 – Visita- jogo de exploração da Coleção de Escultura do MNMC. Público-alvo: 6-10 anos

21h00-23h30 – “mini BIOQS – Ciência Divertida no Museu”

22h00 – “Há Bichos na Pintura…”. Percurso orientado à exposição “A Radiografia de um Tempo. Bernardo Manuel, Pintor”

 

18 de maio

17h00 – Visita orientada à exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]”. Comissária científica Sandra Costa Saldanha (FLUC-CHSC)

18h00 – Lançamento de livro – “Renascimento e Modernidade: releituras filosóficas”, de João Maria André. Apresentação por Mário Santiago de Carvalho

16h00 – 17, 18 e 19 de maio – Colóquio “Museus e Demência: que desafios?” (dia 17, no Museu Nacional de Machado de Castro; dias 18 e 19, na Casa do Juiz). Programa: museumachadocastro.gov.pt

 

 

SEMINÁRIO MAIOR

18 de maio

10h00 / 11h00 / 12h00 / 14h00 / 15h00 / 16h00 / 17h00 / 18h00 – Visitas ao Seminário | Visitas à exposição temporária “A História da Salvação”, no Museu Nunes Pereira

 

 

Universidade de Coimbra

18 de maio

16h30 -19h30

Subida à Torre gratuita

Visita – Vi[r]Ver: iconografias [in]visíveis no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra. Visita orientada por Sandra Costa Saldanha (FLUC / CHSC-UC). Limite de 25 pessoas. Inscrição obrigatória (turismo@uc.pt)

Exposição de Fotografia na Porta Férrea “7 fotos * 7 histórias”, de Augusto Bobone

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×