20 Maio 2022

Delegação de Coimbra visita Brasília no âmbito de projeto de cooperação para a inovação e desenvolvimento sustentável

Delegação de Coimbra visita Brasília no âmbito de projeto de cooperação para a inovação e desenvolvimento sustentável

Uma delegação da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai visitar a cidade de Brasília, capital federal do Brasil, durante a próxima semana, no âmbito da aprovação da candidatura ao projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade”, coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros e financiado pela Comissão Europeia, através do EuropeAid. A comitiva vai ser liderada pelo vereador Miguel Fonseca e visa a aproximação entre políticos e técnicos portugueses e brasileiros, com vista à partilha de informações e experiências para a construção de laços que estão na base desta cooperação.

A candidatura do Município de Coimbra ao projeto “Inova Juntos – Cooperação Urbana Triangular para a Inovação e Sustentabilidade” foi aprovada em 2021. Coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros e financiado pela Comissão Europeia, através do EuropeAid, o projeto visa auxiliar as cidades portuguesas, brasileiras e de outros países da América Latina na implementação de políticas públicas inovadoras e de promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

 

Esta missão de cooperação técnica tem como objetivo a aproximação entre políticos e técnicos brasileiros e portugueses, com vista à partilha de informações e experiências para a construção de laços que estão na base desta cooperação. Ao longo das reuniões formais e dos momentos de networking, serão desenvolvidas interações que permitirão ampliar os conhecimentos sobre experiências de inovação apresentadas no Projeto InovaJuntos, bem como articular os interesses e as necessidades convergentes, nomeadamente ao nível da partilha de Boas Práticas dentro dos quatro clusters do projeto: Desenvolvimento económico e inovação; Desenvolvimento territorial e consórcios; Cidades verdes e mudanças climáticas; Espaços inclusivos e inovação cultural e social. Esta missão será um importante elemento no processo de consolidação das relações bilaterais e contribuirá para reforçar as atividades futuras no âmbito da cooperação, além de proporcionar a oportunidade de conhecer outras realidades brasileiras.

 

A missão de cooperação contará com a participação dos 12 municípios/organizações portugueses(as), selecionados no âmbito deste Projeto, nomeadamente: municípios de Oeiras, Valongo, Olhão, Guimarães, Coimbra, Cascais, Maia, Lagos, Lisboa; Baldio Ameixieira; Baldio da Estrela Sul; e AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. Contará, ainda, com a participação de 20 Municípios/Entidades Brasileiros e 8 latino-americanas, incluindo autoridades locais, setor privado, sociedade civil, universidades e centros de ensino e investigação.

 

A delegação da CM Coimbra será liderada pelo vereador Miguel Fonseca, em representação do presidente da autarquia, e de três técnicos municipais. O projeto “Inova Juntos” assegura todos os custos de deslocação nacional e internacional, transfers, alojamento e alimentação de cada um dos participantes da missão técnica, sendo que o Município de Coimbra apenas suporta os custos da viagem do representante político, estando todas as restantes despesas pagas pela coordenação do Projeto.

 

Já no próximo mês de novembro está prevista uma missão técnica dos municípios brasileiros a Portugal, estando estes interessados em conhecer as boas práticas do concelho de Coimbra no âmbito do Desenvolvimento e Ação Social.

 

A candidatura do Município de Coimbra tem como principal objetivo a procura da inovação na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, podendo, assim, beneficiar das melhores práticas de gestão de territórios, num espaço de cooperação entre Portugal, Brasil e a América Latina. A candidatura visa, também, contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana das Nações Unidas. Aliás, esse é um dos objetivos do “Inova Juntos”. O projeto decorrerá num espaço temporal de três anos (2021 – 2023) e o seu foco principal é identificar espaços de inovação territorial nos países abrangidos e promover a cooperação entre esses, com vista à disseminação das melhores políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

 

De todas as candidaturas, foram escolhidas 12 instituições portuguesas, três em cada área temática, por um júri composto pelas três entidades parceiras que asseguram a coordenação do projeto: a Confederação Nacional de Municípios Brasileiros, o CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Associação Oficina.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×