5 Maio 2022

Novo Conselho de Administração do iParque, presidido por Ricardo Lopes, eleito hoje

Novo Conselho de Administração do iParque, presidido por Ricardo Lopes, eleito hoje

No seguimento da Assembleia Geral do iParque, que se realizou hoje, 05 de maio, foram eleitos os novos órgãos sociais do Parque para a Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde de Coimbra. Ricardo Lopes foi eleito para suceder a Victor Baptista na presidência do Conselho de Administração, que conta com João Dória e Catarina Esteves como vogais. A Mesa da Assembleia Geral é agora liderada por Marília Curado que sucede a Teresa Mendes, com Luís Rodrigues como secretário.

Durante a manhã de hoje, 05 de maio, teve lugar a Assembleia Geral do iParque em que foram eleitos os novos órgãos sociais do Parque Tecnológico de Coimbra para o próximo triénio. Ricardo Lopes, empresário, professor convidado de empreendedorismo e inovação em instituições de ensino superior e, até à data, líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Coimbra e deputado à Assembleia Intermunicipal na CIM Região de Coimbra, assume a presidência do Conselho de Administração.

 

Os vogais eleitos para o Conselho de Administração do iParque são: João Dória, cofundador e atual Chief Financial Officer (CFO) da start-up StockEdge, foi diretor do Barclays Investment Banking e da ALANTRA Investment Banking, e CFO da Amorim Luxury Group; e Catarina Esteves, antes diretora de obra na Martifer Construções e gestora de projeto na Blachere Iluminação Portugal e que, entre 2010 e 2013, já assumiu o cargo de Diretora Técnica do iParque.

 

A Mesa de Assembleia Geral passa a ser liderada por Marília Curado, atual Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Diretora Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes. Luís Rodrigues, advogado na ELR Advogados Lawyers, assume o cargo de secretário da Mesa da Assembleia Geral.

 

“Coimbra precisa de um iParque cheio de empresas e com milhares de trabalhadores. Será um polo importante e fundamental para o desenvolvimento do concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, justificando a escolha dos nomes do novo Conselho de Administração com “o perfil certo para encarar este importante desafio”. “Coimbra volta a ser olhada como polo de destino e procura de empresários nacionais e internacionais que aqui equacionam fazer os seus investimentos e o iParque é uma potencial opção”, sublinha José Manuel Silva.

 

“Coimbra precisa de se desenvolver através da captação de mais investimento e mais empresas, capazes de gerar mais ofertas de trabalho, para conseguir reter o talento que é formado, todos os anos, nas diferentes instituições de ensino e formação que existem na cidade”, menciona o novo presidente do Conselho de Administração do iParque. “O iParque tem de se assumir como um dos motores deste desenvolvimento e mostrar uma dinâmica e capacidade de resposta que atraia mais investidores, que motive os acionistas e as empresas já instaladas, e que contribua para um espírito colaborativo entre as diferentes instituições públicas e privadas do concelho em torno deste objetivo que acreditamos ser comum a todo o ecossistema. Coimbra tem de se unir para assumir uma posição de liderança na Inovação em Ciência, Tecnologia e Saúde – áreas chave que definiram o projeto e o investimento público no iParque”, acrescenta Ricardo Lopes.

 

Para além da eleição dos órgãos sociais do iParque para o novo triénio, na Assembleia Geral de hoje foram ainda apresentados o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2022 e apreciado e votado o Relatório e Contas do exercício de 2021.

 

Recorde-se que a Câmara Municipal de Coimbra é a principal acionista do iParque, com 90,23%. A lista de acionistas inclui ainda a Universidade de Coimbra (1,79%), a SI Vales – Saúde e Vida, SGPS, Lda. (1,62%), a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (1,44%), o Iberopark (1,44%), o Novo Banco (1,44%), a Critical Software (0,72%), o IPN (0,69%), a ISA – Intelligent Sensing Anywhere S.A. (0,36%), o Clube dos Empresários de Coimbra (0,11%), o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (0,11%) e ainda o Centro de Neurociências e Biologia Celular (0,06%).

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×