17 Maio 2022

Regulamento Municipal do Prémio de Fotografia Varela Pècurto segue para consulta pública

Regulamento Municipal do Prémio de Fotografia Varela Pècurto segue para consulta pública

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra analisou e votou, na sua reunião do Executivo de 16 de maio, uma proposta de projeto do Regulamento Municipal do Prémio de Fotografia Varela Pècurto e consequente submissão do documento a consulta pública, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar da data de publicação do aviso em Diário da República. O documento prevê a criação de um concurso de fotografia que pretende homenagear Eduardo Francisco Varela Pècurto.

A autarquia vai avançar com o projeto de Regulamento Municipal do Prémio de Fotografia Varela Pècurto, que “define as normas que regem as edições do Prémio Varela Pècurto | Concurso de Fotografia instituído pela Câmara Municipal de Coimbra e promovido pela Biblioteca Municipal de Coimbra, através do qual se pretende homenagear o fotógrafo”, pode ler-se no artigo 1.º.

 

O objetivo da CM Coimbra passa por “promover o património natural, arquitetónico e cultural do Município de Coimbra e sensibilizar os cidadãos para a sua observação e valorização”, bem como “consciencializar a comunidade para a importância das imagens na nossa identidade como instrumento de comunicação e dar a conhecer trabalhos na área da fotografia; e enriquecer o acervo fotográfico do Município com imagens inéditas que mostrem a cidade sob perspetivas e ângulos distintos, em enquadramentos e composições diferenciadas, que questionem e façam refletir sobre a sua realidade”, refere o projeto de regulamento.

 

O Prémio Varela Pècurto | Concurso de Fotografia é de realização bienal, tendo como mote “Coimbra em perspetiva”. A proposta de regulamento define que podem participar todos os profissionais e amadores de fotografia, com idade igual ou superior a 18 anos, portugueses e estrangeiros residentes em Portugal. A participação é individual e gratuita.

 

O júri do concurso será constituído pelo presidente da CM Coimbra, com voto de qualidade em caso de empate; dois profissionais com conhecimentos na área da fotografia, um da CM Coimbra e outro externo; e um representante do Centro de Artes Visuais.

 

Os prémios a atribuir em cada edição serão preveem a atribuição de um valor pecuniário de três mil euros ao autor da fotografia vencedora. Ao autor da fotografia distinguida com o segundo prémio será atribuído um valor pecuniário de dois mil euros; ao terceiro prémio mil euros; e ao autor da fotografia distinguida com a menção honrosa será atribuído um certificado de participação.

 

Cada participante pode apresentar até um máximo de cinco fotografias, a preto e branco ou a cor, entregues em formato digital; ficheiro TIFF sem compressão, dimensões de saída 30×40 cm a 300 DPI. Cada fotografia deve ser inédita, não ter sido submetida a outro concurso de fotografia e enquadrar-se no tema e objetivos do concurso.

 

Não serão aceites fotografias manipuladas digitalmente, que incluam molduras, assinaturas, datas ou outros dados ou efeitos sobre a imagem. No entanto, será possível fazer ajustes, como por exemplo brilho, saturação, contraste, nitidez ou reenquadramentos. Em caso de dúvida o júri poderá solicitar aos vencedores que disponibilizem as imagens originais. Os participantes devem assegurar que as imagens não contêm pessoas reconhecíveis ou lugares privados e, caso possuam, devem garantir as autorizações necessárias para a utilização das fotografias pelo Município de Coimbra.

 

Este prémio pretende homenagear o fotógrafo Eduardo Francisco Varela Pécurto. Nascido em Ervedal do Alentejo, concelho de Avis, a 27 de abril de 1925, fez o Liceu em Évora, onde se iniciou na arte da fotografia, trabalhou para a casa Nazareth & Freitas e posteriormente com Eduardo Nogueira.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×