17 Maio 2022

Repavimentação de vias condiciona trânsito em Souselas, Antuzede, Vil de Matos e Trouxemil

Repavimentação de vias condiciona trânsito em Souselas, Antuzede, Vil de Matos e Trouxemil

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai prosseguir a repavimentação em curso em diversas zonas do concelho, no âmbito da ampla operação de requalificação da rede viária do concelho. Até 31 de maio irão decorrer trabalhos nas freguesias de Souselas, Antuzede, Vil de Matos e Trouxemil que implicam cortes e condicionamentos de trânsito para salvaguardar a segurança dos trabalhadores e dos automobilistas.

No âmbito dos lotes 1 e 2 da empreitada de requalificação da rede viária do concelho, vão decorrer nas próximas duas semanas diversas repavimentações de vias nas freguesias de Souselas, Antuzede, Vil de Matos e Trouxemil.

 

A intervenção iniciou-se na rua Rigueira Saias, Marmeleira, que estará cortada ao trânsito, previsivelmente, até ao final do dia de hoje, 17 de maio.

 

Os trabalhos irão continuar depois na rua de Mourelos, Vil de Matos, onde os trabalhos de requalificação pontual do pavimento terão a duração de dois dias e terá circulação alternada com recurso a semáforos.

 

Posteriormente, os trabalhos avançam para a estrada Rios Frios, em Trouxemil, implicando o corte de trânsito, com o desvio a realizar-se pela rua do Calço e rua Quinta da Zombaria. Estes condicionamentos têm a duração prevista de quatro dias.

 

Por fim, os trabalhos decorrerão na rua do Depósito e rua da Azenha, em Antuzede, com corte de trânsito que irá durar previsivelmente dois dias. O desvio será pela rua Principal, ladeira da Póvoa, rua Azenha de Baixo.

 

Em todas as intervenções anteriormente mencionadas, a circulação rodoviária será restabelecida ao final de cada dia de trabalho, depois das 18h00.

 

Estas intervenções enquadram-se na ampla operação de requalificação da rede viária do concelho, que representa um investimento global superior a 5M€. Recorde-se que esta empreitada, que se iniciou em setembro, abrange toda a área geográfica do município e a contratação foi realizada por lotes, que são: União de Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de S. Silvestre, Freguesia de São João do Campo e UF de Antuzede e Vil de Matos (lote 1); UF de Trouxemil e Torre de Vilela, UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes (lote 2); UF de Eiras e S. Paulo de Frades e UF de Coimbra (lote 3); Freguesia de Santo António dos Olivais (lote 4); UF de Taveiro, Ameal e Arzila e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (lote 5); UF de Santa Clara e Castelo Viegas e UF de Assafarge e Antanhol (lote 6); Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês (lote 7); e Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira (lote 8).

 

Os lotes foram definidos mediante critérios de proximidade geográfica, homogeneidade nas caraterísticas das plataformas viárias e semelhança entre as áreas de pavimentos existentes no lote e também entre as necessidades já identificadas, que irá representar uma área de pavimentações betuminosas de cerca de 360 mil m2. Os lotes 1, 2 e 7 foram adjudicados à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A, e os lotes 3, 4, 5, 6 e 8 à Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, S.A..

 

Esta é uma operação que visa a conservação da rede viária de todo o concelho, com maior incidência na requalificação dos pavimentos rodoviários betuminosos, mas que inclui também a conservação e requalificação de diversos outros elementos que integram a plataforma viária, designadamente pavimentos em calçada, passeios, bermas, valetas, drenagens, taludes, mutos de suporte, guardas de segurança e sinalização horizontal.

 

O objetivo é manter o estado de conservação e funcionamento dos elementos existentes, tendo sido ainda equacionada a execução de novas construções quando estas se enquadrem em medidas que se venham a revelar urgentes face à alteração de circunstâncias por ruína ou perda de condições de segurança ou, ainda, por delas resultarem melhorias notórias nas condições de conservação futura dos elementos envolvidos.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×