7 Junho 2022

Câmara aprova atribuição de Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra a Carlos Cidade

Câmara aprova atribuição de Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra a Carlos Cidade

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta dos vereadores do PS para a atribuição da Medalha da Cidade, Grau Ouro, a título póstumo, ao vereador e ex-vice-presidente da autarquia, Carlos Cidade. “Obviamente que nos iremos associar, pela figura ímpar que o doutor Carlos Cidade é”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, ao referir-se à proposta do PS, acrescentando que o Executivo Municipal e a cidade de Coimbra vão sentir a falta do autarca. Recorde-se que Carlos Cidade era vereador da autarquia eleito pelo PS, tendo falecido prematuramente no passado dia 29 de maio, aos 63 anos.

A reunião do Executivo Municipal começou com um minuto de silêncio em memória de Carlos Cidade. Concluído o tempo, o presidente da Câmara iniciou a sua intervenção afirmando que se iam associar à proposta dos vereadores do PS de atribuição da Medalha de Ouro, a título póstumo, a Carlos Cidade.

 

“As reuniões de Câmara sem o doutor Carlos Cidade não serão iguais, pelas suas características intensas e combativas de intervenção política. Iremos sentir muita falta do doutor Carlos Cidade nesta Câmara e acredito que a cidade também irá sentir a sua falta. Aos vereadores do PS, quero apresentar as minhas condolências pela morte do camarada e líder socialista que aprendemos a apreciar e a respeitar”, disse José Manuel Silva, optando por não referir mais qualquer outro assunto antes da ordem do dia. “Não me sinto com espírito para acrescentar mais nada à minha intervenção”, salientou.

 

A proposta subscrita pelos quatro vereadores do PS foi lida pela vereadora Regina Bento. “A Câmara Municipal de Coimbra deve homenagear aqueles que elevam o nome de Coimbra pela sua ação cidadã, empresarial ou científica. Neste entendimento, os vereadores da Câmara Municipal de Coimbra eleitos pelo Partido Socialista entendem ser adequado e justo o devido reconhecimento da cidade, a título póstumo, ao Dr. Carlos Manuel Dias Cidade, que dedicou grande parte da sua vida à causa pública, em prol da cidade, das freguesias de Coimbra e dos seus cidadãos”, afirmou Regina Bento, acrescentando que “acima de tudo, Carlos Cidade era um homem bom e genuíno, um amigo sempre presente e pronto a ajudar todos os que precisavam de apoio, um cidadão exemplar e empenhado, um político combativo, um democrata convicto e um construtor de pontes, mobilizador e incansável, um acérrimo defensor da causa pública”.

“Proponho, em nome de todos, a aceitação da proposta apresentada pela vereadora Regina Bento”, afirmou, de seguida, o presidente da Câmara, acrescentando, depois, que “a proposta foi aprovada por unanimidade”. As palavras que se seguiram, de todos os vereadores presentes, foram de homenagem a Carlos Cidade e ao seu percurso exemplar enquanto cidadão e autarca.

 

Recorde-se que a CM Coimbra decretou três dias de Luto Municipal, cumpridos nos passados dias 30, 31 de maio e 01 de junho, tendo ainda a reunião do executivo municipal prevista para o dia 30 de maio sido adiada para ontem, dia 6 de junho.

 

Carlos Cidade foi vice-presidente da CM Coimbra entre 2017 e 2021 e era, atualmente, vereador socialista (sem pelouros atribuídos). O autarca iniciou a vida política como militante do PCP, tendo exercido funções de dirigente sindical da CGTP, entre 1980 e 1993. Anos depois, filiou-se no PS e entrou na vida autárquica a exercer funções de adjunto e chefe de gabinete do antigo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, entre 1994 e 2002. Foi deputado da Assembleia Municipal entre 1993 e 2009, vereador na oposição entre 2009 e 2013. Entre 2013 e 2017, assume as funções de vereador a tempo inteiro, com vários pelouros atribuídos, e entre 2017 e 2021 de vice-presidente da autarquia. Carlos Cidade foi, ainda, líder da concelhia do PS de Coimbra e foi, também, vice-presidente da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, entre 2000 e 2002.

 

LUSA/CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×